Semana da Língua Portuguesa 2022

02/05/2022 - 18:00 até 06/05/2022 - 19:30
O Fórum das Letras, o Centro Cultural Português em Brasília (Camões) e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) celebram o Dia Mundial da Língua Portuguesa com uma programação voltada para o tema "Gastronomia e Literatura", no período de 2 a 6 de maio.

O principal objetivo do evento é promover a valorização da identidade, da diversidade e da literatura produzida pelos países de língua portuguesa.

A proposta é também gerar uma interação que possa resultar em novas obras e projetos a serem veiculados e difundidos em todos os países de língua portuguesa.

O evento acontece de forma online no canal do Fórum das Letras no YouTube.

Confira a programação:
Segunda-feira (2)
18h às 19h30 : Abertura

Conversa com Mia Couto (no âmbito do programa (In) Confidências, da TV UFP, em parceria com a TV Escola e o Canal Futura).

Escritor moçambicano mais traduzido e vencedor do Prêmio Camões, Mia Couto é um dos autores contemporâneos mais importantes da literatura de língua portuguesa. As questões identitárias se transformam, em sua narrativa, em uma extraordinária potência linguística e imagética, sobre a qual ele conversa com Guiomar de Grammont.

Mediação: Guiomar de Grammont

Terça-feira (3):
18h às 19h30 - Ciclo "Gastronomia & Literatura"

Tema: Semelhanças e variações na gastronomia
Aspectos semânticos da língua portuguesa na gastronomia e na literatura são abordados nesta mesa, que promove a interlocução sobre as diferentes expressões linguísticas, resultantes das variações regionais com que as comidas são nomeadas. Além disso, trata também da proximidade gastronômica entre os três países, Moçambique, Angola e Brasil.

Participantes: Maria Valeria Rezende (Brasil), MBate Pedro (Moçambique), Kanguimbu Ananaz (Angola).

Mediação: Mônica Gama
Quarta-feira (4):

18h às 19h30

Tema: A Gastronomia nas obras literárias
Os autores conversam sobre obras literárias que fazem referência a comidas.

Participantes: Vera Duarte (Cabo Verde), Luisa Coelho (Portugal), José Santos (Brasil).

Mediação: Sandra Espilotro
Quinta-feira (5):

18h às 19h30

Tema: Memórias Gastronômicas
Conversa sobre memórias gastronômicas e sobre em que medida essas referências afetivas são importantes na atmosfera necessária à composição das obras literárias dos participantes.

Participantes: Amosse Mucavele (Moçambique), Maria Celestina (Angola), Cri Essencia (Moçambique).

Mediação: Francis Manzoni
Sexta-feira (6):

18h às 19h30 - Performance "Gastronomia & Literatura"
Os autores falam das comidas de suas respectivas regiões e expõem literariamente (em prosa, poesia, dramaturgia ou áudio visual) uma receita típica.

Participantes: Filinto Eliseo (Cabo Verde), Elisa Lucinda (Brasil), Amelia Dalomba (Angola).

Mediação: Antônio Carlos Sartini

YouTube do Fórum das Letras