Data:
28/04/2022 - 19:00 até 29/04/2022 - 17:00
Descrição:
O seminário "Epistemologias antirracistas e Projeto Político Pedagógico: uma pesquisa aplicada no âmbito da Secretaria de Educação de Contagem" marca o encerramento de uma pesquisa aplicada, de mesmo nome, selecionada pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica (Ceert).
O estudo é coordenado pelo professor Erisvaldo Pereira dos Santos, do Departamento de Educação da UFOP, e também contou com a participação do Comitê Gestor da pesquisa, composto pelas professoras da UFOP, Áquila Bruno Miranda, Cristina Carla Sacramento e Kassandra Muniz, pela ex-gestora do Seduc de Contagem, Rosângela da Silva, pelo mestrando da Ufmg, Victor Gonzaga, e pela aluna da UFOP, Thaís Domingos. A mobilização junto a esses gestores partiu da proposta de pensar novas formas de questionar e também elaborar o Projeto Político Pedagógico das escolas que esses integrantes representam em articulação com a produção de intelectuais negras.
O seminário propõe a possibilidade de que a reflexão sobre um fazer-docente comprometido com práticas antirracistas seja ampliada para todas as escolas do município de Contagem, ao mesmo tempo em que é incorporada na agenda da Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
O evento é gratuito e conta com palestras, oficinas de formação para professores e a publicação do livro "Práticas antirracistas em escolas municipais de Contagem (MG): uma pesquisa-ação em parceria com Ceert-SP, Deedu-UFOP e Seduc-Contagem", que foi um dos desdobramentos desse processo formativo e investigativo.
A abertura e o lançamento do livro serão nesta quinta (28), a partir das 19, na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos (Praça Marília de Dirceu, 20, Bairro Inconfidentes, em Contagem).
As demais atividades serão ao longo do dia na sexta-feira (29), na UNA Contagem (Avenida Maria da Gloria Rocha, 175, Bairro Bitacula, em Contagem).
Confira a programação completa:
Local:
Escola Municipal Heitor Villa-Lobos e UNA Contagem