Sexta no Parque: apresentação da Rede LabMIn

28/04/2023 - 09:30 até 12:00
O Sexta no Parque apresenta o Laboratório de Metodologias de Inovação (LabMIn), um projeto coordenado pela BH-TEC, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e gerido pela Fundação de Apoio da UFMG (Fundep).

A apresentação será em uma roda de conversa com a participação das lideranças de cada núcleo, sendo elas:

- Marco Crocco - CEO do BH-TEC;
- André Luis Silva, professor e coordenador do núcleo na UFOP;
- Raoni Bagno, coordenador do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação (NTQI/UFMG);
- Adriana Faria, diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) tecnoPARQ, da Universidade Federal de Viçosa;
- Juliana Crepalde, coordenadora executiva da Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT UFMG).

O evento será transmitido também pelo canal do LabMIn no Youtube e as inscrições podem ser feitas pelo link.

LabMIn - O Laboratório de Metodologias de Inovação atua como uma rede voltada para desenvolvimento e produtização de métodos e ferramentas gerenciais adequadas à realidade das empresas de base tecnológica, parques tecnológicos e ecossistemas de inovação. A rede tem três universidades envolvidas: UFOP, UFV e UFMG.

O núcleo da UFOP atua na metrificação de desempenho de parques tecnológicos e incubadoras de empresas. Esse levantamento fornece dados para melhor pensar e avaliar o nível dos parques e incubadoras. O professor do Departamento de Engenharia de Produção, André Luis Silva, explica que "mais do que estudar a metrificação, queremos aplicar. Para comparar dois parques, preciso olhar quais índices? Isso que vamos verificar".

"O projeto possui sua importância pela viabilização da integração de iniciativas de inovação e empreendedorismo no estado de Minas Gerais, além da possibilidade de estudo mais aprofundado de mecanismos de implementação do empreendimento de base tecnológica, e materializa a cooperação de pesquisadores em temas transversais", ressalta.

BH-TEC - Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770, Engenho Nogueira - Belo Horizonte - MG