The United World Antiviral Research Network

17/03/2023 - 08:00 até 19:00
Neste ano, o grupo de pesquisa The United World Antiviral Research Network (UWARN) se reunirá em Ouro Preto, sob a organização do pesquisador titular da Fiocruz e Farmacêutico pela UFOP Luiz Alcântara. O projeto é financiado pelo National Institute of Allergy and Infectious Diseases, do National Institutes of Health.

O United World Antiviral Research Network é um grupo de pesquisa constituído por cientistas de diversos países. O projeto trabalha com vigilância genômica, por meio do sequenciamento do genoma de vírus e da análise de suas características. A reunião tem como objetivo apresentar os resultados do projeto após seus cinco anos de existência.

Além disso, haverá também a apresentação do projeto Climade, idealizado pelo pesquisador Tulio de Oliveira, da África do Sul, que contará com a participação do pesquisador Luiz Alcântara como principal investigador da América Latina. O Climade pretende estudar as mudanças climáticas e suas influências nas novas ondas de pandemia.

Para o encontro, está confirmada a participação de dois representantes do Centers for Research in Emerging Infectious Diseases (CREID) Network do NIH/USA, de uma representante da Rockefeller Foundation, de um representante do escritório de Brasília do CDC e de um representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) do Brasil.

Também estarão presentes os pesquisadores da UFOP Alexandre Reis, Sérvio Ribeiro e Renata Guerra de Sá.

Além do encontro, entre 13 e 15 de março acontece um treinamento prático e teórico em sequenciamento genômico, que será oferecido para seis alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFOP e dois funcionários da Secretaria de Saúde (Vigilância em Saúde) da Prefeitura de Ouro Preto, além de estudantes de cada um dos países envolvidos na reunião do projeto.

O treinamento vai acontecer no Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb).

anexo do Museu da Inconfidência
Manter em Destaque: