A Universidade Federal de Ouro Preto realiza, entre os dias 8 e 10 de abril, a oitava edição do Congresso Nacional de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (CONCIFOP) em conjunto com o segundo Simpósio de Ciências Farmacêuticas de Ouro Preto (II SimCIFOP).
Com o tema “Tradição que inspira, ciência que sustenta, cuidado que transforma”, o encontro valoriza o legado da Escola de Farmácia e sua contribuição para o avanço das Ciências Farmacêuticas.
A proposta do congresso está centrada na articulação entre conhecimento científico e prática profissional. Entre os principais temas abordados estão cuidado farmacêutico, atuação na indústria, inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento de medicamentos, segurança do paciente, pesquisa clínica e inovação em produtos naturais. Também integram a programação discussões sobre educação em saúde, desafios contemporâneos da profissão e novas possibilidades de atuação, promovendo um espaço de troca entre diferentes áreas do conhecimento.
A agenda científica reúne especialistas do Brasil e do exterior. Entre os destaques internacionais está a participação da pesquisadora Tanja Mueller, da University of Strathclyde, no Reino Unido. Mueller pesquisa farmacoepidemiologia e saúde pública. No cenário nacional, participam nomes como a professora Sílvia Storpirtis, referência em farmácia clínica, e a pesquisadora Flávia Teixeira Masson, responsável pela conferência de encerramento.
A cerimônia de abertura vai contar com a presença de autoridades acadêmicas e institucionais, incluindo o reitor Luciano Campos da Silva, além de representantes do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, da gestão municipal de saúde de Ouro Preto e de entidades científicas e profissionais. Também integram a mesa nomes como Rondinelle Gomes Pereira, Isabela Teixeira, André Luis Morais Ruela, Orlando David Henrique dos Santos, Glenda Nicioli da Silva, Nancy Scardua Binda, Júnia Medeiros, Sílvia Storpirtis e Lindemberg Assunção.
As atividades, que acontecem ao longo dos três dias, incluem minicursos, palestras, painéis temáticos, rodas de conversa e apresentações de trabalhos científicos. A agenda se distribui em diferentes espaços da UFOP, como o Centro de Artes e Convenções e unidades acadêmicas.
A participação é aberta a estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde de diferentes instituições e regiões do país, com inscrições disponíveis até o início do encontro.
A programação completa pode ser consultada no site, assim como as instruções para inscrição.



Ouvidoria




