Webinários Museus Universitários: Rede de Experiências

18/05/2021 - 16:00 até 20/05/2021 - 18:00
Serão três webinários on-line durante o evento, que acontece em paralelo à 19ª Semana Nacional de Museus, comemorada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A iniciativa é promovida pela Rede de Museus e Acervo da UFOP, com o objetivo de debater a realidade dos museus universitários no Brasil e, a partir disso, analisar as relações de troca entre universidades e instituições museais.

Os webinários também buscam enfatizar a importância da preservação da memória. "Esse evento é muito importante para o fortalecimento dos museus e acervos da UFOP. Nós ainda estamos em meio ao processo de identificação dos acervos e demandas para ações de preservação e comunicação desse patrimônio cultural e científico da UFOP'', afirma a coordenadora da Rede de Museus e Acervo da UFOP, a museóloga Ingrid Borges.

Confira a programação:

18 de maio - 16h: "A universidade e os desafios frente aos seus acervos: proposta de gestão"
Participam da abertura a reitora Cláudia Marliére (UFOP), a professora Cláudia Carvalho (UFRJ), o professor Marcelo Nascimento (UFBA) e a coordenadora da Rede, Ingrid Borges. A mesa será mediada pela pró-reitora Adjunta de Extensão e Cultura, Gabriela de Lima Gomes.

19 de maio - 16h: "As redes e o museus"
Nesse segundo dia, a mediação será do arquiteto Alexandre Feitosa (Ibram), trazendo a Rede Nacional de Identificação de Museus como pauta. Participa também o professor Maurício Cândido (USP), apresentando a Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários.

20 de maio - 16h: "Relatos de experiência em museus universitários"
A programação do último dia terá a participação de Ariane Lavezzo (USP), contando sua experiência como conservadora no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, e dos professores Jezulino Lúcio Mendes (UFMG) e Manuel Ferreira (UFG), que vão apresentar relatos empíricos nas áreas de educação e documentação museológicas.

Será emitido certificado de participação no evento.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário.

Para mais informações, acesse o site.
YouTube do UFOP Cultura
Manter em Destaque: