Criado por Carol Antunes em sex, 22/01/2016 - 13:53 | Editado por Thiago Barcelos há 8 anos.
Com Barbara Torisu e Carol Antunes
A novidade deste primeiro semestre de 2016 é a descentralização, com as matrículas ocorrendo simultaneamente nos campi de Ouro Preto (Morro do Cruzeiro), Mariana (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA) e João Monlevade (Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA).
A coordenadora de Administração e Registro Acadêmico, Mariza Aparecida Costa Pena, analisa que essa situação é bem melhor, pois permite ao calouro conhecer as unidades dos seus cursos. “É uma conquista da Pró-reitoria de Graduação, reivindicada pelos campi e até pelos alunos. Então, acho que vai ser muito bom pra todo mundo”.
NOME SOCIAL - Outra novidade é que os calouros que desejam podem adotar o nome social, permitido aos estudantes transgêneros. “Isso que fizemos é uma forma de dar a esses alunos mais liberdade, que se sintam mais a vontade de se cadastrar no nome que se sentem bem, de acordo com sua identidade de gênero”, aponta Mariza.
PRIMEIRA OPÇÃO - No primeiro dia de matrículas, no campus Morro do Cruzeiro, os calouros se reuniram no Ginásio do CEDUFOP para garantir uma vaga na Universidade. Com 1.258 vagas oferecidas, distribuídas em 50 cursos, Giovana Medeiros garantiu seu lugar no curso de Química Industrial. Ela comenta que está animada para começar os estudos e relata que a UFOP foi a sua primeira opção de Universidade pelo curso ter uma boa qualificação. Já Thiago Moraes passou para Engenharia Geológica. O curso, o pioneiro do país, fez com que calouro optasse pela Instituição.
O Pró-reitor de graduação Marcílio Freitas afirma que "a melhor coisa é a certeza de que estamos fazendo um bom trabalho, e que a Universidade tem oferecido um bom curso para a comunidade", acrescentando o impacto positivo também na hora da distribuição de recursos pelo MEC. No entanto, afirmou que, realmente, "a maior alegria é formar bons profissionais, bons cidadãos para o país”, completa.
02585_img_9192_1108902775290092721.jpg