Criado por Lígia Souza em seg, 22/12/2025 - 11:11 | Editado por Lígia Souza há 8 horas.
Confira o edital!
Esta edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) traz uma novidade para os candidatos: serão utilizadas as três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ou seja, você pode usar as notas dos exames aplicados em 2023, 2024 e 2025. O próprio SiSU calculará a melhor média ponderada do candidato para as classificações nas suas duas opções de cursos.
O cronograma do SiSU ainda não foi publicado, mas há expectativa de que as inscrições sejam realizadas ainda no mês de janeiro/2026, para entradas no primeiro e no segundo semestres letivos de 2026.
Nesta edição do SiSU, a UFOP também está com muitas novidades! São novos cursos e a oferta de vagas do curso de Pedagogia (Licenciatura), inaugurando o campus de Ipatinga-MG, aberto a partir do PAC - Universidades. Veja as novidades:
- Estatística e Ciência de Dados, oferecido no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto-MG, com 40 vagas, no turno noturno. Ingresso no segundo semestre letivo.
- Os cursos de Educação Física (Bacharelado) e Educação Física (Licenciatura), do Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto-MG, passarão a oferecer vagas nos dois semestres letivos e aulas em turno integral (vespertino e noturno). Serão 20 vagas, em cada curso, em 2026/1 e 2026/2.
- O curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos também do Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto-MG, passará a oferecer vagas em dois turnos: noturno (35 vagas, no primeiro semestre letivo) e vespertino (35 vagas, no segundo semestre).
E os novos cursos:
- Pedagogia (Licenciatura), vai ser o primeiro curso do Campus da UFOP em Ipatinga-MG. Serão oferecidas 50 vagas no noturno, no 2026/1, e outras 50 vagas, no vespertino, no 2026/2.
- Inteligência Artificial no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto-MG, com 40 vagas, em turno integral (matutino e vespertino) e entradas no 1º e no 2º semestres letivos.
- Inteligência Artificial no Campus de João Monlevade-MG, com 50 vagas, no turno matutino e entrada no 1º semestre letivo.
Os interessados devem ler o edital do processo seletivo com atenção para as várias modalidades de concorrência para ingresso nos cursos. No SiSU, de acordo com o perfil socioeconômico declarado, os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola(s) pública(s) ou em escola(s) comunitária(s), com atuação na educação do campo, e que desejam participar das reservas de vagas da Lei de Cotas, poderão ter diferentes classificações. A Lei estabelece reservas para candidatos de renda baixa, autoidentificados negros (pretos ou pardos) e indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Cada tipo de ingresso no curso tem uma série de documentos e procedimentos de comprovação. O edital lista os documentos necessários.
Os candidatos devem acompanhar o site Vestibular/UFOP, que é onde todas as novidades sobre a seleção são publicadas.
E para saber mais sobre as cotas, acesse: Cotas pra quem?



Ouvidoria




