
Criado por Maria Eduarda de Lima em qui, 05/02/2026 - 11:36 | Editado por Lígia Souza há 10 horas.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) registrou 54.033 inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em 2026, número superior às edições recentes realizadas no formato anual. Desde 2024, o processo seletivo passou a ocorrer em edição única, com duas entradas ao longo do ano, e tem apresentado crescimento contínuo no interesse dos candidatos. Em 2025, foram 38.363 inscrições e, em 2024, 16.474.
De acordo com a pró-reitora adjunta de Graduação, Hermelinda Gomes Dias, esse aumento está diretamente relacionado às mudanças recentes no processo seletivo e à participação crescente de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A adoção de três edições do Enem para inscrição e classificação dos candidatos foi um fator preponderante no aumento do número de inscrições. Além disso, o Enem vem ampliando o número de participações nos últimos anos, o que impacta diretamente o SiSU”, explica.
crescimento_sisu_2026.png
NOVOS CURSOS - Outro fator que contribuiu para o crescimento das inscrições foi a ampliação da oferta de vagas, que ultrapassou a marca de três mil nesta edição. Segundo a pró-reitora, a criação de novos cursos nos campi de Ouro Preto, João Monlevade e Ipatinga foi determinante para esse resultado e dialoga com uma estratégia institucional de atualização da oferta acadêmica. A implantação do campus Ipatinga conta com apoio do programa federal Novo PAC e teve início com o curso de Pedagogia (Licenciatura), com previsão de ampliação para seis graduações nos próximos anos. Já a criação dos cursos de Inteligência Artificial integra ações relacionadas ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA - 2024-2028).
Entre as novidades, os cursos de Inteligência Artificial, ofertados em Ouro Preto e João Monlevade, somaram mais de 1.200 inscrições já na primeira oferta. Hermelinda aponta que a procura confirma o acerto da iniciativa: “As novas tecnologias e a inteligência artificial acenam para novos recursos e novas perspectivas de aprendizagem e construção social. Fato é que o interesse dos estudantes por esses cursos demonstra o acerto da Universidade”. Na avaliação da pró-reitora, os dados também indicam a ampliação da visibilidade da UFOP em âmbito nacional.
Alterações de turno e de entradas também impactaram na demanda. Os cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) passaram de 570 inscrições em 2024 para 2.074 em 2026. Já Ciência e Tecnologia de Alimentos registrou crescimento de 129 inscrições em 2024 para 730 em 2026. A reformulação do curso de Estatística, que passou a se chamar Estatística e Ciência de Dados, também refletiu na demanda, com aumento de 67 inscrições em 2024 para 421 em 2026. Para Hermelinda, atualizações curriculares contribuem para tornar os cursos mais atrativos e alinhados às transformações acadêmicas e profissionais.
crescimento_sisu_2026_2.png
CAMPUS DE IPATINGA - A implantação do curso de Pedagogia marca o início da expansão institucional na região do Vale do Aço. De acordo com o pró-reitor adjunto de Administração, Paganini Barcellos de Oliveira, a definição dos cursos considerou as demandas locais e a carência de formações presenciais e gratuitas nas áreas de Saúde e Humanidades. “O Vale do Aço é uma das regiões mais populosas do estado de Minas Gerais, e, como em muitos locais do país, há uma alta necessidade de formação de professores para os diferentes níveis educacionais. O curso de Pedagogia surge para ampliar a formação qualificada de professores e, futuramente, oferecer cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado, em diferentes áreas”. O curso, como outros que devem ser criados nos próximos anos, faz parte do Instituto de Saúde e Humanidades (ISH).
Segundo ele, os cursos serão inicialmente ofertados em um espaço provisório, enquanto são estruturadas as instalações definitivas do campus. A expectativa da Administração Central é que, cumpridas as etapas previstas no planejamento institucional no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), seis cursos sejam implantados gradativamente nos próximos anos.
O reitor Luciano Campos avalia positivamente o crescimento do número de candidatos no processo seletivo. Para ele, a quantidade de inscrições reforça a visibilidade da Universidade e o reconhecimento dos cursos ofertados. “Recebemos com muita alegria o número de inscrições de candidatos aos cursos de graduação da UFOP. Nos alegra especialmente o sucesso alcançado pelos cursos novos, que oferecem vagas pela primeira vez. Esse sucesso reforça que estamos no caminho certo, buscando o crescimento da Universidade com planejamento e responsabilidade”, afirma.
Os candidatos devem acompanhar todas as informações sobre chamadas, matrículas e procedimentos de verificação documental na página Vestibular/UFOP, onde estão disponíveis os editais, cronogramas e orientações completas sobre o processo seletivo. A Prograd também destaca a expectativa positiva em relação à ocupação das vagas e ao fortalecimento da inserção da Universidade nas cidades-sede e regiões do entorno dos campi.



Ouvidoria




