Difusão e democratização do conhecimento a partir da televisão. Essa é a proposta do projeto Ciência e audiovisual, elaborado pelo professor do curso de Jornalismo e coordenador de Comunicação Institucional da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha, e pela coordenadora do Núcleo de Criação da TV UFOP, Fernanda Luiza Lima.
Depois de alguns meses de trabalho na pesquisa e pré-produção, a proposta foi aprovada no edital 07/2015 da Fapemig, que busca referendar mecanismos inovadores voltados para a popularização da ciência e da tecnologia. Com a aprovação, a TV UFOP irá receber o aporte financeiro de R$ 82 mil para produção e distribuição de materiais audiovisuais que retratem, de maneira diferencial, as pesquisas científicas desenvolvidas na UFOP.
Dentro do projeto será elaborada uma série de programas televisivos denominada Mutatis Mutandis: a procura do saber. A série vai apresentar 10 episódios em um mecanismo construtor experimental, desenvolvido a partir do conceito de transmídia e da cultura da convergência. As inovações científicas e tecnológicas serão representadas a partir de um formato que, além de informativo, busca o aprofundamento das experiências e o diálogo próximo com o público jovem. Além disso, o programa vai contar com um ator-apresentador e uma dinâmica que inclui jogos e performances.
A gestão financeira e administrativa do projeto será realizada pela Fundação Educativa de rádio e Televisão de Ouro Preto (FEOP).