Ir para o conteúdo

Professor da UFOP debate a importância do bacharelado em Cinema e Audiovisual em evento internacional

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo pessoal
Três pessoas sorrindo sentadas em uma sala de aula, diante de uma tela com o texto “O cinema de Carlos Scalla: sonhos e desafios da produção audiovisual realizada no interior da Zona da Mata mineira”.

O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor) da UFOP, Adriano Medeiros da Rocha, apresentou a comunicação “UFOP é cinema: a gestação cuidadosa do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFOP” durante o XI Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (Cocaal), realizado entre 4 e 7 de novembro, na PUC Minas em Belo Horizonte. 

 

redimensionada_adriano_apresentando_com_slide_ao_fundo_1.jpeg

Arquivo pessoal
Homem em pé diante de um slide projetado em tela, que exibe o título “Convite: sonho político-poético-pedagógico” e uma citação de Davi Kopenawa sobre cinema e sonhos, com uma imagem de um homem indígena usando cocar colorido.
Professor Adriano Medeiros durante a apresentação
 

 

A pesquisa apresentada reflete sobre os caminhos conceituais e construtivos da futura graduação em Cinema e Audiovisual da UFOP, projeto que o professor coordena há alguns anos. Reconhecendo a importância da iniciativa, a Portaria Reitoria n° 42, publicada no início de 2024, instituiu uma Comissão Especial responsável pelos estudos e pelo planejamento ligados ao novo curso, presidida pelo professor Adriano Medeiros. Atualmente, o grupo finaliza a matriz curricular, o ementário das disciplinas, o projeto político-pedagógico e o projeto de necessidades de infraestrutura. A proposta deve ser apresentada e debatida nas câmaras internas da Universidade nas próximas reuniões.

 

Além da comunicação principal, o evento contou com a participação de pesquisadores da equipe WebCINETV UFOP, que apresentaram trabalhos relacionados ao futuro curso e à história do cinema em Minas Gerais. 

 

O roteirista Gustavo Batista apresentou a comunicação “Imagens em silêncio: memória e arquivo do cinema mudo de José Rapallo em Passagem de Mariana”. Já a figurinista Sofia Seixas abordou o “Cinema de Carlos Scalla: sonhos e desafios da produção audiovisual realizada no interior da Zona da Mata mineira”. Ambos são estudantes do curso de Jornalismo da UFOP.

 

COCAAL - Realizado desde 2006, o Cocaal reúne pesquisadores, professores e artistas da América Latina para discutir a produção cinematográfica e artística do continente. 

 

O evento propõe refletir como as imagens do cinema e da arte latino-americanas desafiam narrativas hegemônicas e reconfiguram identidades, destacando a contraconquista como movimento de ressignificação cultural. 

 

Veja também

17 Novembro 2025

A TV UFOP completou 14 anos em outubro, vivendo um momento de significativa transformação e crescimento. Desde sua estreia, o...

Leia mais

5 Novembro 2025

A Rádio UFOP lançou nesta quarta (5), o documentário "Mariana 10 anos: uma jornada pela educação em Bento e Paracatu"...

Leia mais

17 Outubro 2025

"O objetivo principal é apresentar os trabalhos realizados pelas Empresas Juniores (EJ) da nossa Instituição, destacando seus projetos, a formação...

Leia mais

15 Outubro 2025

Confira o resultado para as bolsas de produção jornalística (em ordem alfabética): Aprovados: Gabriel Ferreira dos Santos Geovana de Cares...

Leia mais