Criado por Bárbara Torisu em seg, 01/08/2016 - 12:30 | Editado por Chico Daher há 8 anos.
A reformulação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) para os cursos de licenciatura da UFOP acontecem por meio de encontros mensais que começaram em maio. Foi realizado na sexta (29), o penúltimo desses encontros. Nele, as temáticas "A formação de professores na perspectiva da diversidade" e "A pesquisa e a extensão na formação docentes" foram trazidas para a discussão entre os docentes.
De acordo com a técnica em Assuntos Educacionais do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e integrante da Comissão Especial de Assessoramento da PROGRAD na construção do Projeto Pedagógico Institucional, Juliana Santos, todas as mesas do encontro foram pensadas na formação desses professores a partir dos temas que estão em destaque na sociedade e aqueles considerados mais importantes para se discutir nessas redes de trocas. Dentre eles, "a discussão sobre a diversidade, não só para a formação dos professores, mas também para a formação dos alunos da educação básica, o que é de extrema importância", ressalta.
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DIVERSIDADE - O professor convidado dessa edição foi Leonardo Cabral, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ele é especialista em questões relacionadas à deficiência no ensino básico. Para ele, a escassez de oportunidades de especialização para os profissionais da educação para trabalhar com a educação básica e a ausência de uma cultura inclusiva nas escolas são questões que precisam ser mudadas. Existe a necessidade de se pensar em uma licenciatura que coloque em prática o ensino especializado.
Já a questão de gênero foi apresentada pelo professor da UFOP Marcos Torres, que levou para o debate os discursos relacionados ao conceito sexualidade e gênero. O professor aponta a necessidade de discutir o tema nas universidades e a necessidade de combater e desconstruir alguns padrões, como as hierarquias sexuais, as noções prontas de família e a heterossexualidade compulsória.
As relações étnico-raciais também foram apresentadas pelo professor da UFOP Erisvaldo Santos. Para ele, é necessária uma valorização da herança cultural afro-brasileira e africana na educação, além do combate às práticas discriminatórias.
A RESOLUÇÃO - Em julho de 2015, o Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de licenciatura, para a formação inicial e continuada de docentes das áreas de educação básica, nas modalidades de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura. As novas medidas também asseguraram a mudança da carga horária mínima, que passou de 2.800 horas para 3.200 horas.
As novas diretrizes tem como objetivo:a) Sólida formação teórica e interdisciplinar; b) Unidade teoria-prática; c) Trabalho coletivo e interdisciplinar; d) Compromisso social e valorização do profissional da educação;e) Gestão democrática;f) Avaliação e regulação dos cursos de formação.
A expectativa é de que no segundo semestre de 2017, essas mudanças definidas nesses encontros sejam implementadas na matriz curricular dos cursos de licenciatura.
LICENCIATURA NA UFOP - A UFOP possui 14 cursos de licenciatura, sendo 11 presenciais e três a distância. Para conferir os cursos de licenciatura e também bacharelados, acesse.