Ir para o conteúdo

Mesa-redonda sobre diversidade é discutida no 7º Encontro da Rede de Trocas das Licenciaturas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Monique Torquetti

A reformulação do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) para os cursos de licenciatura da UFOP acontecem por meio de encontros mensais que começaram em maio. Foi realizado na sexta (29), o penúltimo desses encontros. Nele, as temáticas "A formação de professores na perspectiva da diversidade" e "A pesquisa e a extensão na formação docentes" foram trazidas para a discussão entre os docentes. 

De acordo com a técnica em Assuntos Educacionais do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e integrante da Comissão Especial de Assessoramento da PROGRAD na construção do Projeto Pedagógico Institucional, Juliana Santos, todas as mesas do encontro foram pensadas na formação desses professores a partir dos temas que estão em destaque na sociedade e aqueles considerados mais importantes para se discutir nessas redes de trocas. Dentre eles, "a discussão sobre a diversidade, não só para a formação dos professores, mas também para a formação dos alunos da educação básica, o que é de extrema importância", ressalta. 

03267_img_4817_6749014818203835850.jpg

Monique Torquetti
Juliana é membro da NAP e faz parte da comissão de elaboração do PPL


DIVERSIDADE - O professor convidado dessa edição foi Leonardo Cabral, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ele é especialista em questões relacionadas à deficiência no ensino básico. Para ele, a escassez de oportunidades de especialização para os profissionais da educação para trabalhar com a educação básica e a ausência de uma cultura inclusiva nas escolas são questões que precisam ser mudadas. Existe a necessidade de se pensar em uma licenciatura que coloque em prática o ensino especializado. 

Já a questão de gênero foi apresentada pelo professor da UFOP Marcos Torres, que levou para o debate os discursos relacionados ao conceito sexualidade e gênero. O professor aponta a necessidade de discutir o tema nas universidades e a necessidade de combater e desconstruir alguns padrões, como as hierarquias sexuais, as noções prontas de família e a heterossexualidade compulsória. 

As relações étnico-raciais também foram apresentadas pelo professor da UFOP Erisvaldo Santos. Para ele, é necessária uma valorização da herança cultural afro-brasileira e africana na educação, além do combate às práticas discriminatórias. 

A RESOLUÇÃO - Em julho de 2015, o Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação aprovou as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)  para os cursos de licenciatura, para a formação inicial e continuada de docentes das áreas de educação básica, nas modalidades de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura. As novas medidas também asseguraram a mudança da carga horária mínima, que passou de 2.800 horas para 3.200 horas.

As novas diretrizes tem como objetivo:a) Sólida formação teórica e interdisciplinar; b) Unidade teoria-prática; c) Trabalho coletivo e interdisciplinar; d) Compromisso social e valorização do profissional da educação;e) Gestão democrática;f) Avaliação e regulação dos cursos de formação.

A expectativa é de que no segundo semestre de 2017, essas mudanças definidas nesses encontros sejam implementadas na matriz curricular dos cursos de licenciatura.
 

LICENCIATURA NA UFOP - A UFOP possui 14 cursos de licenciatura, sendo 11 presenciais e três a distância. Para conferir os cursos de licenciatura e também bacharelados, acesse.

Veja também

7 Outubro 2024

Intitulado "O encontro do Menino Jesus com a tradição dos Orixás", o livro paradidático publicado pelo professor Erisvaldo Pereira, do...

Leia mais

2 Outubro 2024

A classificação da UFOP em 85° lugar no ranking foi obtida através da análise da banca avaliadora, considerando o histórico...

Leia mais

17 Setembro 2024

O Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM) teve sua abertura oficial na manhã da última...

Leia mais

30 Julho 2024

O curso é vinculado ao Programa Escola da Bacia do Rio Doce (Pebrid) e desenvolvido em parceria com o Instituto...

Leia mais