7ª edição do Empreenda em Ação promove projetos inovadores desenvolvidos na UFOP
Antônio Laia
Criado por Mariani Barbosa em sex, 17/03/2017 - 17:26 | Editado por Lígia Souza há 7 anos.
Realizado pela UFOP, por meio do Centro de Referência em Incubação de Empresas e Projetos de Ouro Preto (Incultec), o evento, que aconteceu na última quinta (16), recebeu 12 equipes que mostraram projetos na forma de apresentações orais para o público. Ao longo da tarde, entre as exibições, foram realizados truques ilusionistas pelo Mágico Elias, que divertiu o público e trouxe um ar mais descontraído ao evento.
Apresentação de truques de mágica contou com a participação de voluntários da plateia
O organizador da competição, André Luís Silva, destaca que o evento é parte de um objetivo maior de criação de um ecossistema de empreendedorismo na Universidade. "Estamos fomentando com os estudantes a criação de oportunidades de empresas e de nogócios". O Empreenda em Ação também é uma atividade de prospecção do Incultec, já que o projeto que fica com o primeiro lugar tem uma vaga na incubadora.
Segundo Leonardo Pinto Coelho, estudante de Engenharia de Produção e membro da equipe que conquistou o primeiro lugar na competição, "as disciplinas de Empreendedorismo proporcionam aos alunos uma maior visão de mercado", e agora, com o prêmio, "haverá um apoio maior para que o projeto continue e vire uma empresa, de fato", afirma.
Nessa edição, os projetos premiados pelo júri foram: 1º: Student BNB 2º: Cerveja Gestor 3º: Eco-cubo
Alunos criam, planejam e apresentam modelos de negócios reais
O EVENTO - Idealizado pelo professor Álvaro Rodrigues Pereira Junior, do departamento de Computação, o Empreenda em Ação consiste em uma competição de planos de negócios na qual as equipes, formadas por alunos das disciplinas de Empreendedorismo da UFOP, criam, planejam e apresentam modelos de negócios reais. As apresentações são feitas através do modelo pitch, um discurso de vendas de curta duração, bastante comum em startups que buscam investimento.
O diferencial do Empreenda em relação a outras competições de empreendedorismo é a maior participação dos estudantes no processo, que produzem os planos de negócios e os desenvolvem integralmente como parte da disciplina do curso. Esse maior envolvimento com o projeto tem como objetivo colocar os alunos em contato direto com profissionais da área e investidores em potencial que usualmente compõem a banca de avaliadores do evento.
Confira a matéria produzida pela TV UFOP sobre o evento:
empreendedorismo_feminino_-_destaque.png A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) disponibilizou um formulário para mapear e conhecer o perfil das mulheres...