
Criado por Pedro Vitor Silva em sex, 07/11/2025 - 08:59 | Editado por Regiane Barbosa há 3 semanas.
A arquiteta mineira Amanda de Almeida de Carvalho, formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFOP, chegou entre as sete finalistas nacionais do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Ela venceu as etapas estadual e regional (Sudeste) da competição, que reconhece mulheres com gestão inovadora e estratégica.
Amanda, fundadora da Arquitetas Nômades, disputou na categoria Pequenos Negócios, a mais concorrida, com 42% das mais de 5 mil inscritas. Ela foi uma das duas empreendedoras de Minas Gerais a participar da final nacional, durante o Delas Summit, em Florianópolis (SC), que reuniu 35 finalistas de todo o país.
Ao comentar a premiação, Amanda disse que "esse reconhecimento ocorre em um momento simbólico, pois são exatos 10 anos desde que recebi meu primeiro prêmio, ainda como estudante, com o TCC que me levou ao Vale do Silício". Ela enfatiza que alcançar a fase nacional representa um marco significativo em sua trajetória, uma jornada que foi inspirada pela premiação recebida durante o seu trabalho de conclusão de curso.
IMPACTO SOCIAL - O projeto que levou Amanda à final é focado em impacto social. Por meio do seu empreendimento, ela atua para levar moradia digna a famílias de baixa renda. O negócio começou com um modelo B2B, viabilizando reformas para famílias em situação de vulnerabilidade por meio de parcerias com a iniciativa privada e editais.
A empreendedora também testou um modelo direto ao consumidor (B2C), com opções de pagamento por boleto para famílias que podiam arcar com parcelas. Atualmente, o foco do seu trabalho está no modelo B2G, que busca parcerias com entidades e prefeituras para implementar programas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.
36350_a_3.jpg




Ouvidoria




