Ir para o conteúdo

Cinemas em Rede emociona com filme de ex-aluno da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Na volta para o segundo semestre do projeto Cinemas em Rede, o documentário escolhido para a noite da última quinta-feira (10) foi o do ex-aluno da Universidade Federal de Ouro Preto, Eduardo Moreira. 

Formado em jornalismo, ele estava emocionado com a presença de amigos, familiares e pessoas da comunidade. Mais emocionado ainda ficou o público após a exibição do filme. 

A partir das pesquisas feitas em busca de inspiração, veio a ideia de contar a história do Seu Carlito, seu avô. As estradas e a as viagens foram os gatilhos para o documentário. Um documentário de dispositivo. A estrada é o percurso do roteiro. A história toca o interior de todos, que se veem diante da própria vida, e os acontecimentos pessoais da família de Eduardo acabam se refletindo em suas próprias histórias.

04622_img_5333_2747979033330745128.jpg

Íris Jesus
Eduardo Moreira, diretor do filme (à direita), participou de debate mediado pelo coordenador do projeto, Chico Daher.

 
A ideia de memórias coletivas, de unir o que cada familiar lembra do Seu Carlito, fez o texto ganhar conexão e emoção. Montado como um diário de bordo, ganhou um recorte temporal que, no futuro, será como uma janela para o aprendizado de costumes da roça, do interior.

Leo Lopes, que foi prestigiar o amigo, disse que, "manter o registro e resgatar a memória da família já torna o documentário incrível. E a narrativa ficou linda, não só como linguagem mas como um objeto que vai ficar pra família inteira".

O bate-papo, ao final da exibição, contou com a participação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), via conferência web, e a produção foi muito elogiada por todos.

O PROJETO - A exibição é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Ministério da Cultura (MinC) que visa conectar os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para essas salas.

Na UFOP, o projeto completou um ano e está sendo coordenado conjuntamente pela Coordenadora de Comunicação Institucional (CCI) e pela Pró-Reitoria de Extensão.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais