O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que completa 10 anos em 2018, conquistou a criação dos departamentos de Ciências Sociais, de Jornalismo e de Serviço Social. A decisão foi homologada em 26 de março.
Com esta mudança, os cursos do ICSA passam a ter autonomia e maior representatividade dentro da UFOP. Segundo o diretor do Instituto, José Benedito Donadon-Leal, a criação do Departamento de Ciências Sociais irá unir todos os cursos da Universidade que abrangem a área. “Por conta da demanda nas áreas de História, Educação, Turismo e Nutrição, em conversa com a reitora, decidimos implantar a criação dos Departamentos de Jornalismo, de Serviço Social e também o de Ciências Sociais”, conta o diretor.
Desde 2010, o corpo docente e o administrativo se empenharam para que a proposta fosse aprovada nos conselhos superiores da Universidade. Ao longo dessa luta, o ICSA manteve parceiros ao seu lado, como o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (ICEA), a Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM), o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) e a Escola de Nutrição (ENUT), que tiveram participação crucial durante o processo para aprovação do projeto.
Com a homologação da
resolução Nº 7.350 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), o antigo Departamento de Ciências Sociais, Jornalismo e Serviço Social (DECSO) foi extinto e reestruturado da seguinte maneira: Departamento de Ciências Sociais (DECSO), atendendo somente a área de Ciências Sociais e com um corpo docente de cinco professores; o Departamento de Jornalismo (DEJOR), que passa a ter 21 professores e o Departamento de Serviço Social (DESER) com 18 docentes.