Criado por Adrienne Pedrosa em ter, 22/05/2018 - 11:42 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
A pesquisa começou a ser coordenada por Sérgio em 2013 com o desenvolvimento de uma política de periódicos especialmente para a UFMG, quando a FAPEMIG demonstrou o interesse em produzir algo semelhante. O projeto conta com grupos de trabalho formados por representantes da UFOP, UFU, UFMG, UFSJ e Universidade FUMEC que atuam como a ligação entre as universidades, a FAPEMIG e a Política de Periódicos.
O representante da UFOP, Frederico Mello, professor do curso de Jornalismo, comentou os objetivos da implantação da política de periódicos na Universidade. "Podemos estender a ideia da política de periódicos para uma política de comunicação científica dentro da Universidade, com divulgação das pesquisas e dos trabalhos defendidos na pós-graduação."
Sérgio caracteriza a visibilidade como um dos principais benefícios da implantação de uma política de periódicos nas universidades. "As atuais mídias sociais são formas de dar visibilidade a essa produção de alta qualidade das universidades. Nós precisamos ter ações para tornarem públicos os periódicos."
No segundo semestre deste ano, será criada a "Rede Mineira de Periódicos", com o objetivo de melhorar as produções com base na contribuição dos participantes do projeto. A ideia é inédita no Brasil e irá promover fóruns de discussão.