Os professores Alissandra Nazareth de Carvalho, Carolina Lescura de Carvalho Castro Volta e Marcos Eduardo Gonçalves Carvalho Knupp, do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Patrimônio (PPGTURPATRI) da UFOP, estiveram na Colômbia, entre os dias 20 de novembro e 2 de dezembro, participando de eventos científicos.
Durante a estadia, eles marcaram presença no III Seminário Acadêmico Internacional da Red Internacional de Modernización e Innovación en la Gestión Pública (Remingep), realizado na Universidade de Cartagena das Índias, em Cartagena, e também no Congresso Atlas América Latina, na Universidade Externado, em Bogotá.
As atividades compreenderam apresentações de trabalhos sobre governança local, políticas públicas e economia criativa, além da consolidação de uma cooperação técnica como parte dos trabalhos realizados pelos professores, que compõem a Unesco Chair in Creative Economy and Public Policy e o projeto Territórios Criativos como Dimensão para a Sustentabilidade, coordenado pelo professor Marcos Knupp.
Foram realizadas também visitas técnicas ao Distrito Criativo de Perpétuo Socorro, à Comfama – Caja de Compensación Familiar de Antioquia, à Secretaria de Cultura e à Secretaria de Cultura Ciudadana da Cidade Criativa da Música da Unesco, em Medellín.
Já em Bogotá, a visita se estendeu ao Distrito Criativo Bronx, com participação no evento Sonhemos com o Futuro – Bronx Criativo, onde os docentes conheceram o projeto de revitalização e transformação de uma área degradada, porém dotada de um patrimônio histórico e cultural relevante na capital. Em seguida, o grupo se reuniu com a Fundación Gilberto Alzate (FUGA), pioneira na transformação e qualificação urbana em distritos criativos em Bogotá.
Na cidade de Popayán, reconhecida pela Unesco como a primeira Cidade Criativa da Gastronomia no mundo, o grupo pôde ver de perto como o município estrutura sua governança multinível, articulando poder público, universidades, organizações culturais e atores da gastronomia tradicional para fortalecer políticas de desenvolvimento sustentável.
Além dos professores da UFOP, a equipe brasileira contou com representantes de outras universidades, reforçando o caráter colaborativo e interdisciplinar de suas pesquisas.
O grupo relatou a importância e a riqueza da experiência. "Conhecemos iniciativas que valorizam o patrimônio gastronômico local, incluindo ações de formação, pesquisa, empreendedorismo culinário e salvaguarda de saberes tradicionais. Essa vivência contribui diretamente para os estudos comparados previstos no projeto Rede da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas: análise da governança multinível e do desenvolvimento sustentável em Cidades Criativas da Gastronomia em perspectiva comparada internacional, especialmente no que diz respeito ao papel da gastronomia como vetor de desenvolvimento em cidades criativas", comentou a professora Alessandra.
A experiência teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do CNPq e da Unesco Chair in Creative Economy and Public Policy, fundamentais para a realização da Visita Técnica Internacional às organizações colombianas Corporación Universitaria Comfacauca – Unicomfacauca, Corporación Gastronómica de Popayán, Unicauca Relaciones Internacionales e Alcaldía de Popayán.