Criado por Ivan Vilela em seg, 11/06/2018 - 10:39 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) entrou na classificação das melhores universidades de países emergentes de 2018. Juntamente com outras 31 universidades brasileiras classificadas, a UFOP ocupa a 14ª posição entre as instituições de ensino federais e a 5ª entre as faculdades mineiras.
A classificação foi divulgada pela revista Times Higher Education (THE). O ranking avaliou 350 instituições de 42 países conhecidos como "emergentes avançados", "emergentes secundários" e "de fronteira". O objetivo da classificação é "reconhecer a força e o potencial de uma gama diversificada de economias emergentes", conforme publicação do THE.
BRASIL — O Brasil é o terceiro país com o maior número de universidades classificadas, com 31 instituições incluídas, atrás apenas da China e da Índia. Houve um crescimento de 8% no número de universidades brasileiras ranqueadas em relação a 2017, quando o país apresentava 25 instituições incluídas.
RANKING — O THE utiliza 13 indicadores para realizar a classificação das universidades. Entre eles estão os critérios de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização. Entretanto, a revista realiza ajustes periódicos nos critérios, de modo a se adequar e refletir as prioridades de desenvolvimento nas economias emergentes.
Para acessar o ranking completo, acesse o site oficial da revista THE.
A Rádio UFOP destacou essa conquista: