Criado por Agliene Melquíades em ter, 19/06/2018 - 13:51 | Editado por Luana Viana há 6 anos.
Com o tema “Diálogos contemporâneos entre o ensino e a formação docente”, a I Jornada de Ensino em Língua Inglesa (I JELI) ocorreu na última sexta-feira (15), no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). O evento foi um espaço para o compartilhamento de experiências e a reflexão sobre a formação docente, e contou com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Letras, profissionais de língua inglesa da educação básica e professores licenciandos em Letras que trabalham na área.
A ação contou com mostras de trabalhos, minicursos e mesas. Na roda de conversa “Diálogos sobre a sala de aula”, os participantes compartilharam experiências e reflexões sobre o ensino e a formação docente na área. Entre os desafios apontados está a dificuldade da execução de ações voltadas para a formação de professores, como a formação continuada e as formas de se reinventar, dentro da sala de aula, seguindo o conteúdo programático e carga horária previstos. Os docentes falaram ainda da importância da parceria entre profissionais já formados e estagiários dentro da sala de aula, e da necessidade de estreitamento dos laços entre a escola e a universidade. A desvalorização do professor de inglês no ensino básico como um produtor de conhecimento científico e acadêmico também foi debatido.
O I JELI foi realizado pelo Departamento de Letras (DELET) e pelo Programa de Linguística Aplicada (PLA), com apoio da PROGRAD.