Ir para o conteúdo

I Jornada de Ensino de Língua Inglesa discute práticas pedagógicas e formação de professores

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com o tema “Diálogos contemporâneos entre o ensino e a formação docente”, a I Jornada de Ensino em Língua Inglesa (I JELI) ocorreu na última sexta-feira (15), no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). O evento foi um espaço para o compartilhamento de experiências e a reflexão sobre a formação docente, e contou com a participação de estudantes do curso de Licenciatura em Letras, profissionais de língua inglesa da educação básica e professores licenciandos em Letras que trabalham na área. 
 
A ação contou com mostras de trabalhos, minicursos e mesas. Na roda de conversa “Diálogos sobre a sala de aula”, os participantes compartilharam experiências e reflexões sobre o ensino e a formação docente na área. Entre os desafios apontados está a dificuldade da execução de ações voltadas para a formação de professores, como a formação continuada e as formas de se reinventar, dentro da sala de aula, seguindo o conteúdo programático e carga horária previstos. Os docentes falaram ainda da importância da parceria entre profissionais já formados e estagiários dentro da sala de aula, e da necessidade de estreitamento dos laços entre a escola e a universidade. A desvalorização do professor de inglês no ensino básico como um produtor de conhecimento científico e acadêmico também foi debatido.  
 
O I JELI foi realizado pelo Departamento de Letras (DELET) e pelo Programa de Linguística Aplicada (PLA), com apoio da PROGRAD.

 

Veja também

7 Outubro 2024

Intitulado "O encontro do Menino Jesus com a tradição dos Orixás", o livro paradidático publicado pelo professor Erisvaldo Pereira, do...

Leia mais

2 Outubro 2024

A classificação da UFOP em 85° lugar no ranking foi obtida através da análise da banca avaliadora, considerando o histórico...

Leia mais

17 Setembro 2024

O Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM) teve sua abertura oficial na manhã da última...

Leia mais

30 Julho 2024

O curso é vinculado ao Programa Escola da Bacia do Rio Doce (Pebrid) e desenvolvido em parceria com o Instituto...

Leia mais