Ir para o conteúdo

Curso de Letras promove ações extensionistas voltadas ao ensino da língua inglesa

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
O Programa Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (PLA) surgiu em 2004 e integra as atividades extensionistas do curso de Licenciatura em Inglês do curso de Letras. O PLA atua como um campo de experimentação e treinamento didático-pedagógico para estudantes e professores de línguas estrangeiras do curso de Letras. Atualmente, o programa conta com cinco projetos vinculados. Confira abaixo algumas delas. 
 
Curso de Inglês para Adultos - O curso tem duração de até três anos e o objetivo de dar oportunidade de aprendizagem da língua inglesa à comunidade local e aos alunos da UFOP. Com custos abaixo da média (cerca de R$440,00 por semestre), o curso abre turmas semestralmente e é uma forma de aperfeiçoar as práticas pedagógicas dos estudantes da Licenciatura em Inglês, visto serem os professores que atuam no curso. A idade mínima para participar do curso como aluno é de 14 anos. 
 
Segundo o estudante de Letras e professor do curso de inglês, Rodrigo César Vaz de Miranda, as aulas são planejadas de acordo com a realidade dos alunos. "Construímos as aulas de acordo com a demanda da turma, levando em consideração onde os estudantes estão inseridos, de modo a relacionar a aprendizagem e trazer as aulas para o contexto que eles vivem", explica Rodrigo. 
 
Para Ana Paula de Freitas Mota, aluna do curso e também estudante do terceiro ano do ensino médio, além da melhora já atingida na interpretação da língua inglesa e da habilidade da escuta, o curso proporcionou também incentivo e aumentou o desejo de concretizar uma grande decisão. "Pretendo cursar Letras/Inglês e me tornar professora. Sempre tive isso em mente, e o curso me ajudou muito a consolidar essa ideia e me fez realmente entender que é isso que eu sei fazer e de que eu gosto", conclui Ana Paula.
 

curso_de_ingles_para_adultos_aglienemelquiades4.jpg

Agliene Melquíades
Aulas de inglês são ministradas a preço acessível
 
Oficina de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: O Pós-Método em Foco - Ofertada uma vez a cada semestre, a oficina é um projeto vinculado à disciplina "Oficina de Ensino de Língua Inglesa", da matriz curricular do curso de Licenciatura em Inglês. O projeto propõe a discussão sobre práticas pedagógicas, inovações e desafios no ensino da língua. O público-alvo do projeto é composto por estudantes da Licenciatura em Inglês e professores de inglês da região. 
 
De acordo com o coordenador do PLA e da oficina, Sérgio Raimundo Elias da Silva, os temas surgem da demanda dos estudantes e promovem discussões de assuntos que, muitas vezes, a matriz curricular do curso não contempla. "Buscamos aquilo que vemos que é importante de ser acrescentado à formação", afirma Sérgio. 
 
O professor ressalta ainda que a participação de docentes da rede pública e particular enriquece as discussões. "Eles trazem grandes contribuições ao compartilhar sobre a realidade que estão vivendo, e as discussões não ficam apenas no contexto da universidade", pontua o coordenador.
 

curso_de_ingles_para_adultos_aglienemelquiades3.jpg

Agliene Melquíades
Aluno da graduação dá aula no Curso de Inglês para Adultos
Conversation Club - Criado em 2013, o projeto conta atualmente com a parceria com o programa  de intercâmbio norte-americano Fulbright, em que os diálogos são conduzidos por intercambistas  dos Estados Unidos. Por meio de encontros semanais de conversação que envolvem também a  promoção de um intercâmbio cultural pela utilização de recursos como música, filmes e oficinas de  teatro, o projeto fornece espaço para a prática de língua inglesa com falantes nativos e proficientes.  As sessões são gratuitas e abertas a toda a comunidade. 
 
De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Marusso, o Conversation busca mostrar como é  possível incorporar a prática oral da língua estrangeira  para o ensino com pessoas de níveis e  experiências diferentes. "Os encontros não se limitam a um nível específico de domínio do idioma,  abrindo, assim, espaço para quem não é fluente, mas que se interessa em treinar a compreensão  auditiva", afirma Adriana.
 
Para a intercambista Yijin Yang, o projeto tem sido uma oportunidade para conhecer pessoas e  discutir sobre as culturas do Brasil e dos Estados Unidos de maneira descontraída. "Aprendi muito  sobre a cultura brasileira. Falamos sobre a vida universitária, relacionamentos, política eoutros  assuntos", conta Yijin. 
 
O PLA também agrega os projetos “Grupo de Estudo sobre Aprendizagem da Docência - GEAD” e  “Movie Time: o cinema como forma de letramento crítico em língua inglesa”. O primeiro tem como  objetivo promover diálogos e oficinas para aperfeiçoar processos de ensino-aprendizagem e  contribuir para a  formação inicial e continuada de professores de línguas de Mariana e região. Já o  segundo, é uma forma de pensar em novos letramentos a partir da utilização do cinema como  recurso didático-pedagógico.
 
Para mais informações, acesse a página do Centro de Extensão de Mariana (Cemar), ou ligue (31)  3557-9426.

Veja também

18 Outubro 2024

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFOP divulga o edital para seleção de coletivos culturais interessados em desenvolver...

Leia mais

11 Outubro 2024

Os laboratórios do Departamento de Geologia (Degeo) receberam visitas da turma do maternal II do Colégio Flecha, de Mariana, e...

Leia mais

9 Outubro 2024

O Cine Vila Rica promoveu a visita dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para uma...

Leia mais

7 Outubro 2024

O projeto Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira (Necerva), do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Escola de...

Leia mais