O Programa Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem e Formação de Professores de Línguas Estrangeiras (PLA) surgiu em 2004 e integra as atividades extensionistas do curso de Licenciatura em Inglês do curso de Letras. O PLA atua como um campo de experimentação e treinamento didático-pedagógico para estudantes e professores de línguas estrangeiras do curso de Letras. Atualmente, o programa conta com cinco projetos vinculados. Confira abaixo algumas delas.
Curso de Inglês para Adultos - O curso tem duração de até três anos e o objetivo de dar oportunidade de aprendizagem da língua inglesa à comunidade local e aos alunos da UFOP. Com custos abaixo da média (cerca de R$440,00 por semestre), o curso abre turmas semestralmente e é uma forma de aperfeiçoar as práticas pedagógicas dos estudantes da Licenciatura em Inglês, visto serem os professores que atuam no curso. A idade mínima para participar do curso como aluno é de 14 anos.
Segundo o estudante de Letras e professor do curso de inglês, Rodrigo César Vaz de Miranda, as aulas são planejadas de acordo com a realidade dos alunos. "Construímos as aulas de acordo com a demanda da turma, levando em consideração onde os estudantes estão inseridos, de modo a relacionar a aprendizagem e trazer as aulas para o contexto que eles vivem", explica Rodrigo.
Para Ana Paula de Freitas Mota, aluna do curso e também estudante do terceiro ano do ensino médio, além da melhora já atingida na interpretação da língua inglesa e da habilidade da escuta, o curso proporcionou também incentivo e aumentou o desejo de concretizar uma grande decisão. "Pretendo cursar Letras/Inglês e me tornar professora. Sempre tive isso em mente, e o curso me ajudou muito a consolidar essa ideia e me fez realmente entender que é isso que eu sei fazer e de que eu gosto", conclui Ana Paula.
Oficina de Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: O Pós-Método em Foco - Ofertada uma vez a cada semestre, a oficina é um projeto vinculado à disciplina "Oficina de Ensino de Língua Inglesa", da matriz curricular do curso de Licenciatura em Inglês. O projeto propõe a discussão sobre práticas pedagógicas, inovações e desafios no ensino da língua. O público-alvo do projeto é composto por estudantes da Licenciatura em Inglês e professores de inglês da região.
De acordo com o coordenador do PLA e da oficina, Sérgio Raimundo Elias da Silva, os temas surgem da demanda dos estudantes e promovem discussões de assuntos que, muitas vezes, a matriz curricular do curso não contempla. "Buscamos aquilo que vemos que é importante de ser acrescentado à formação", afirma Sérgio.
O professor ressalta ainda que a participação de docentes da rede pública e particular enriquece as discussões. "Eles trazem grandes contribuições ao compartilhar sobre a realidade que estão vivendo, e as discussões não ficam apenas no contexto da universidade", pontua o coordenador.
Conversation Club - Criado em 2013, o projeto conta atualmente com a parceria com o programa de intercâmbio norte-americano Fulbright, em que os diálogos são conduzidos por intercambistas dos Estados Unidos. Por meio de encontros semanais de conversação que envolvem também a promoção de um intercâmbio cultural pela utilização de recursos como música, filmes e oficinas de teatro, o projeto fornece espaço para a prática de língua inglesa com falantes nativos e proficientes. As sessões são gratuitas e abertas a toda a comunidade.
De acordo com a coordenadora do projeto, Adriana Marusso, o Conversation busca mostrar como é possível incorporar a prática oral da língua estrangeira para o ensino com pessoas de níveis e experiências diferentes. "Os encontros não se limitam a um nível específico de domínio do idioma, abrindo, assim, espaço para quem não é fluente, mas que se interessa em treinar a compreensão auditiva", afirma Adriana.
Para a intercambista Yijin Yang, o projeto tem sido uma oportunidade para conhecer pessoas e discutir sobre as culturas do Brasil e dos Estados Unidos de maneira descontraída. "Aprendi muito sobre a cultura brasileira. Falamos sobre a vida universitária, relacionamentos, política eoutros assuntos", conta Yijin.
O PLA também agrega os projetos “Grupo de Estudo sobre Aprendizagem da Docência - GEAD” e “Movie Time: o cinema como forma de letramento crítico em língua inglesa”. O primeiro tem como objetivo promover diálogos e oficinas para aperfeiçoar processos de ensino-aprendizagem e contribuir para a formação inicial e continuada de professores de línguas de Mariana e região. Já o segundo, é uma forma de pensar em novos letramentos a partir da utilização do cinema como recurso didático-pedagógico.
Para mais informações, acesse a página do Centro de Extensão de Mariana (Cemar), ou ligue (31) 3557-9426.