Criado por Rafaela Queiroz em seg, 25/06/2018 - 14:06 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
A última edição do Sala Aberta Convida, evento com o objetivo de contribuir com a docência e criar métodos para melhorar a aproximação com os alunos, teve como temática "Educação, Cinema e Docência nos Territórios da Universidade" e contou com a participação especial da professora Inês A. Castro Teixeira, em palestra para professores de diversas áreas da UFOP.
Professora titular da Faculdade de Educação da UFMG, Inês defendeu a necessidade de criar a concepção de que os alunos são sujeitos socioculturais e, assim, a melhor forma de melhorar a docência é afinar a sensibilidade. Para ela, a utilização de filmes em sala de aula é uma das formas de ampliar o repertório cultural. Também defendeu que os professores não precisem ficar presos a filmes com abordagens diretamente ligadas à matéria ministrada, mas podem fazer adaptações para cada área, como a utilização de filmes com a sensibilidade necessária para cada profissão.
06104_photo_16_5131436499236182640.jpg
A utilização do cinema para projetos de extensão e de pesquisa também são boas formas de utilizar esse instrumento didático para além da sala de aula e tem dado bons resultados. A necessidade de ampliar o repertório para além dos filmes hollywoodianos foi um ponto defendido por Inês, apontando a universidade como um lugar de conhecimento e discernimento, onde é possível conhecer outras produções.
A professora demonstrou interesse em participar de novas conversas em um novo encontro, quando poderia demonstrar, por meio de exercícios práticos, outras formas de o cinema ser utilizado além da exibição.