A partir deste ano, o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, do campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, passa a oferecer vagas em dois turnos: noturno, com 35 vagas, no primeiro semestre letivo, e vespertino, com 35 vagas, no segundo semestre.
A ampliação da oferta de turnos reduz conflitos de horários entre disciplinas de diferentes períodos, garantindo aos estudantes maior flexibilidade e permanência. Além disso, a mudança impacta diretamente no tempo de conclusão do curso.
A reorganização está programada para acontecer de forma gradual. No semestre letivo 2026.2, as disciplinas do primeiro período serão ofertadas no turno da tarde, enquanto as demais disciplinas permanecerão no período noturno. No semestre seguinte, 2027.1, as disciplinas do 2º período passarão a ser ofertadas à tarde. Em 2027.2, é a vez dos primeiro e terceiro períodos. A transição completa está prevista para o semestre 2029.2.
O diretor da Escola de Nutrição (Enut), Erick Ornellas Neves, ressalta que as mudanças são importantes para a realidade local da Universidade: "A ampliação do turno atende de forma mais adequada estudantes com restrições de horário, como aqueles que trabalham, residem em outros municípios ou nos distritos de Ouro Preto. Em um município turístico como Ouro Preto, é comum a existência de vínculos de trabalho concentrados entre quinta-feira e domingo, bem como jornadas que se estendem até a noite."
A professora Érica Granato Faria Neves, do Departamento de Alimentos (Deali), explica o impacto das modificações na gestão acadêmica: "Com a ampliação da oferta de turnos vamos conseguir melhorar a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa do curso e contribuir para a melhoria dos indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), incluindo tempo de conclusão, motivação dos estudantes e sucesso na graduação."
Para mais informações sobre o curso, áreas de atuação e matriz curricular, acesse o site
Escolha UFOP.