Ir para o conteúdo

Simpósio discute a divulgação científica nas universidades

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Livia Ferreira
Com: 
Júlia Lopes - estagiária

A mesa intitulada "Divulgação Científica", apresentada na sexta (30), fez parte da programação do I Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFOP, realizado nos dias 29 e 30. Dela participaram a professora do curso de Jornalismo da UFOP Débora Lopez, o professor da UFPI Roberto Luz e a jornalista da Fapemig Verônica Soares, trazendo discussões relacionadas à divulgação científica com base em produção audiovisual, ciência no Instagram e em ambientes digitais. 

Débora Lopez, que também é Coordenadora de Comunicação Institucional da UFOP, abordou a importância do pitch e deu dicas de como estruturá-lo, na palestra "Divulgação científica e produção audiovisual: o diálogo com públicos diversos". O pitch é uma apresentação de curta duração, clara e objetiva, por meio de vídeo, sobre uma determinada pesquisa. O audiovisual é cada vez mais presente no cotidiano, dando a oportunidade e transferindo a responsabilidade aos próprios pesquisadores de apresentar a relevância de seu conteúdo de acordo com o interesse público, o que é fundamental para divulgar conhecimento e se relacionar com a comunidade. A ferramenta vídeo vem se mostrando cada vez mais potente, com um grande crescimento de consumo por parte dos internautas, aumentando o alcance das informações, com explicações mais claras e contextualizadas.  

06895_divulgacao_cientifica_3_6496087801697638744.jpg

Livia Ferreira
Professora do curso de Jornalismo da UFOP Débora Lopez

A professora também abordou a importância da divulgação das pesquisas realizadas na UFOP e da integração às novas práticas de consumo de mídia. Segundo ela, além das divulgações tradicionais (entrevistas, reportagens, releases), é importante que o pesquisador invista no audiovisual e nas redes sociais.  

A divulgação científica no Instagram a partir de um case que vem tendo sucesso junto aos pesquisadores foi o tema abordado pelo professor Roberto Luiz, do Departamento de Química da Universidade Federal do Piauí, na palestra "Ciência no Instagram? Por que não?". Ele destacou o poder das redes sociais para divulgar pesquisas e o desafio de ensinar ciência de modo que motive os jovens e também a sociedade. "Nós, da academia, como pesquisadores, temos dificuldades em explicar o que fazemos no laboratório. E como professores, temos dificuldade em explicar a ciência de maneira que desperte nas pessoas o querer aprender", comenta. 

Segundo relatório da We Are Social, apresentado por Roberto, cerca de 62% dos brasileiros estão nas redes sociais. Sabendo da força dessa mídia social na sociedade, pesquisadores e jornalistas de sites científicos e acadêmicos estão mais empenhados em utilizá-la para divulgação científica. O professor apresentou como exemplo sua própria conta no Instagram (@deuquimica - um jeito divertido de aprender), onde ele possibilita a interação com a ciência por meio de fotos, vídeos e textos, atraindo 25,5 mil seguidores interessados pelo conteúdo. 

Verônica Costa, gestora das mídias sociais e do blog Minas faz Ciência, trouxe para discussão "A divulgação científica em ambientes digitais". O blog gerido pela jornalista é um portal de publicações de jornalismo científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e, mais que produzir matérias sobre projetos de pesquisa das mais diversas áreas de ciência, tecnologia e inovação, possui o papel de interagir com o público. 

A revista Minas faz Ciência foi criada há 19 anos e a partir de 2009 iniciou a produção de conteúdo para mídias digitais. No site há também a seção infantil, que tem o objetivo de apresentar as informações para crianças de uma maneira agradável, com a capacidade de alcançar públicos de diferentes faixas etárias, por meio de novas linguagens e estratégias de divulgação. A jornalista ainda falou sobre a circulação de conteúdo da revista, sobre diálogos com o público e suas opiniões e sobre ocupação de espaços online. 

06898_divulgacao_cientifica_11_6931414595032489940_1.jpg

Livia Ferreira
Verônica Soares abordou a divulgação científica em ambientes digitais

Na UFOP, o Núcleo de Jornalismo Científico, previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2025), começou a ser gestado neste segundo semestre de 2018. Reportagens sobre pesquisas da UFOP nos três campi vêm sendo publicadas nas mídias institucionais e sociais como forma de tornar pública a produção científica da Universidade. Com uma equipe ainda reduzida e pouca estrutura, a expectativa é que nos próximos anos a divulgação científica ganhe novos rumos na Universidade.

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais