A UFOP passou a ter 69 docentes com bolsa produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado preliminar da Chamada Pública 09/2018 com as novas aprovações e renovações foi divulgado na sexta (11). A Universidade tem agora 64 bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e cinco de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT).
Além do aumento de um bolsista, três pesquisadores subiram de nível, sendo que agora a UFOP tem 10 bolsistas 1D, sete bolsistas 1C e dois bolsistas 1B. “A nossa projeção é que esses indicadores melhorem, já que tivemos um aumento nos programas de pós-graduação, o que vai incrementar as atividades de pesquisa na Instituição”, avalia o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFOP, Sérgio Francisco de Aquino.
A bolsa produtividade tem validade de quatro anos, com entradas e renovações avaliadas anualmente. No edital atual, a UFOP teve nove pesquisadores contemplados com novas bolsas. Sérgio indica que “mesmo com um cenário não muito promissor de investimentos, estamos nos esforçando para incentivar os projetos para a ampliação e melhoria contínua da qualidade”.
Confira na
tabela a distribuição dos bolsistas nos departamentos da UFOP.
Chamada Pública 09/2018 - No total, o CNPQ aprovou 5.103 bolsas em todas as áreas do conhecimento nos níveis 1 e 2. A bolsa PQ existe desde 1976, sendo um instrumento tradicional de apoio à pesquisa com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos pesquisadores em relação à produção de conhecimento científico e inovação tecnológica.