Criado por Rafaela Queiroz em ter, 05/02/2019 - 08:46 | Editado por Luana Viana há 5 anos.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Ouro Preto realiza pela segunda vez a "Oficina Temática: Exercício de Heteroidentificação".
A oficina, que surgiu como uma resposta aos questionamentos sobre a autodeclaração racial, tem como objetivo capacitar servidores que atuam nas bancas étnico-raciais durante a confirmação presencial de matrícula e evitar fraudes.
As bancas são organizadas de forma a manter uma pluralidade de gênero, etnia-cor e função em sua composição, e buscam a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo.
Os candidatos às vagas reservadas são entrevistados individualmente. As entrevistas são gravadas e arquivadas, para o caso de haver necessidade de reavaliação das decisões da comissão, que são divulgadas pela Prograd por meio de portarias. Os candidatos podem recorrer das decisões dentro de um prazo estipulado.
REFERÊNCIA - O procedimento de verificação étnico-racial da UFOP chamou a atenção de representantes de outras universidades, que manifestaram interesse em conhecê-lo. Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) participarão da segunda oficina, que será realizada nesta quarta (6).