Criado por Marcelo Afonso em seg, 01/04/2019 - 16:44 | Editado por Rondon Marques há 5 anos.
Com o desuso provocado pelo avanço tecnológico, parte expressiva desse material foi de certa forma esquecida nos antigos armários de Pinho de Riga. Para a exposição, a equipe do Museu higienizou e remontou as peças. "Primeiro utilizamos uma trincha macia para retirar a poeira da superfície, depois utilizamos a carboximetilcelulose para retirar a sujeira aderida na peça", explicou Sarah Naves, estudante de Museologia.
museu_da_farmacia_ii.jpg
A exposição é parte do projeto de iniciação científica "Museu da Anatomia", orientado pelo professor Luiz Eduardo. O objetivo essencial do projeto é higienizar e restaurar os modelos anatômicos da Universidade. Dentro deste processo, houve uma pesquisa bibliográfica sobre os modelos e fabricantes, e também sobre o uso dos equipamentos anatômicos na Escola de Farmácia ao longo desses 180 anos.
Os resultados da pesquisa serão apresentados por Juliana de Paula, aluna de Museologia e bolsista do projeto "Museu da Anatomia". A visita guiada apresentará aos visitantes o contexto histórico e social do processo de aquisição das peças, assim como a importância de preservar este material. A exposição é gratuita e aberta a toda a comunidade.