skip to content

Exposição "Anatomia Humana" celebra os 180 anos da Escola de Farmácia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Livia Ferreira
Simultaneamente às celebrações do 180º Aniversário da Escola de Farmácia, o Museu da Pharmacia inaugura nesta sexta (5), às 19h, a exposição "Anatomia Humana". As coleções de equipamentos expostas foram adquiridas no final do século XIX, na França, para instalação dos laboratórios que garantiriam as aulas práticas da Instituição. 

Com o desuso provocado pelo avanço tecnológico, parte expressiva desse material foi de certa forma esquecida nos antigos armários de Pinho de Riga. Para a exposição, a equipe do Museu higienizou e remontou as peças. "Primeiro utilizamos uma trincha macia para retirar a poeira da superfície, depois utilizamos a carboximetilcelulose para retirar a sujeira aderida na peça", explicou Sarah Naves, estudante de Museologia.
 

museu_da_farmacia_ii.jpg

Lívia Ferreira
Peça anatômica do séc. XIX representando o globo ocular
 
O professor do Departamento de Ciências Biológicas (Decbi) Luiz Eduardo de Sousa contou que as peças foram "organizadas em ilhas de acordo com as funções específicas do corpo humano". Na primeira ilha estão expostos os aparelhos referentes aos cinco sentidos: auditivo, olfativo, palativo, tátil e visual. Na segunda, pode-se observar o sistema nervoso, com encéfalo e medula espinhal. Por fim, um boneco em tamanho real distingue todos os músculos, veias e artérias, além de um dispositivo que permite abrir a área do abdômen, revelando de maneira tridimensional todos os órgãos internos que compõem o corpo humano.

A exposição é parte do projeto de iniciação científica "Museu da Anatomia", orientado pelo professor Luiz Eduardo. O objetivo essencial do projeto é higienizar e restaurar os modelos anatômicos da Universidade. Dentro deste processo, houve uma pesquisa bibliográfica sobre os modelos e fabricantes, e também sobre o uso dos equipamentos anatômicos na Escola de Farmácia ao longo desses 180 anos.

Os resultados da pesquisa serão apresentados por Juliana de Paula, aluna de Museologia e bolsista do projeto "Museu da Anatomia". A visita guiada apresentará aos visitantes o contexto histórico e social do processo de aquisição das peças, assim como a importância de preservar este material. A exposição é gratuita e aberta a toda a comunidade.  

Veja também

19 Janeiro 2016

Com uma exposição curricular que mostrará um recorte de todo o aprendizado adquirido ao longo do curso de Museologia da...

Leia mais

22 Janeiro 2016

O professor da UFOP Everton Rocha Soares e a mãe Marlete Rocha Soares emergem nas histórias vividas por sua família...

Leia mais

22 Janeiro 2016

O grupo Mulheres em Chama, formado por estudantes de Artes Cênicas da Ufop, está realizando ensaios abertos como preparação para...

Leia mais

1 Fevereiro 2016

O Projeto Sou Mais Juventude solicita aos docentes da Universidade, que enviem pesquisas e trabalhos desenvolvidos sobre o vazamento de...

Leia mais