Ir para o conteúdo

UFOP passa a ter representante no Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Chapa vencedora durante assembleia do Encontro Nacional do Fórum
A partir do biênio 2025-2027, a Universidade Federal de Ouro Preto passará a integrar a Coordenação Nacional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult). A chapa "Cultura e Horizonte", única inscrita no processo eleitoral, foi eleita durante a assembleia do VIII Encontro Nacional do Fórum, realizada em 3 de dezembro.
 
A UFOP compõe a nova gestão com a participação da servidora Raquel Leite Braz, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura, eleita presidenta da Coordenação Nacional. 
 
O Forcult reúne gestores e agentes culturais de universidades e demais instituições públicas de ensino superior de todo o país, atuando na articulação, reflexão e acompanhamento das políticas culturais na educação brasileira. A entidade busca fortalecer a cultura como base estruturante das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), promovendo sua integração com ensino, extensão e pesquisa. 
 
Além de encontros anuais, o Forcult mantém grupos de trabalho permanentes que discutem processos formativos sobre temáticas da cultura, financiamento e fomento, instrumentos de planejamento cultural (políticas e planos de cultura), observatórios e outras pautas estratégicas. 
 
Raquel Leite explica que a participação da UFOP no órgão vem desde sua idealização, em 2017, embora tenha sido mais efetiva apenas durante a pandemia, quando a Coordenadoria de Cultura foi constituída. "Eu acho que é um momento importante para a gente ocupar também esse Fórum na perspectiva da coordenação. A gente que, enquanto Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, tem uma representação através da coordenadora de Extensão na Sesu, Sandra Nogueira, que foi pró-reitora. E eu acho que nessa articulação com o Forcult, podendo ter essa representação, fará com que a gente possa garantir a presença tanto no debate da extensão quanto no da cultura na política para o ensino superior."
 
Raquel também mencionou os objetivos do Forcult, agora como chapa eleita. "Nossa proposta é fortalecer os processos de institucionalização e representação da cultura junto às organizações educacionais e também iniciar um processo de diálogo para construção de uma política nacional de cultura das instituições públicas de ensino superior. Nós também objetivamos promover algumas ações formativas e espaços de troca de experiência sobre a questão da cultura nas universidades, nessa perspectiva dos agentes culturais, da formação e da gestão em cultura", completou.

Veja também

18 Dezembro 2025

O projeto de extensão " Ariadnes – observatório de mídia, gêneros e sexualidades", criado em 2018 e retomado em 2023,...

Leia mais

17 Dezembro 2025

Uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto e o Ministério da Saúde traz para a UFOP o AfirmaSUS,...

Leia mais

9 Dezembro 2025

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) anuncia mudanças no funcionamento do setor. As alterações buscam simplificar os processos, ampliar...

Leia mais

1 Dezembro 2025

Os projetos de extensão Núcleo de Estudos em Cultura Cervejeira (Necerva) e Núcleo de Estudos em Panificação e Empreendedorismo (Nepane),...

Leia mais