A ação, antes conhecida como "Trote Solidário", mobilizou no último domingo (5) mais de 100 repúblicas, federais e particulares, vinculadas à Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) e à Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop). Reunidos na República Canaan, os estudantes organizaram uma rede de arrecadação entre as repúblicas participantes, dividindo a cidade em áreas estratégicas.
"Cada área possui uma república suporte, que recolhe os donativos da sua região e os leva, ao fim do dia, para a república de concentração", explica Diego Abreu Pereira, estudante de Educação Física. Para ele, a iniciativa é uma forma de "mobilizar os calouros das repúblicas, ao mesmo tempo em que tentamos devolver algo para a comunidade que nos acolhe".
A presidente da Refop, Marina Coelho, estudante de Engenharia Civil, conta que foram arrecadados 363 kg de alimentos não perecíveis e mais de mil peças de roupas. Entre as entidades beneficiadas pela ação estão o Lar São Vicente de Paula, o Grupo Nata, a Igreja Santa Efigênia e o Varal Solidário, em Ouro Preto, e a Comunidade da Figueira, em Mariana, além das Apaes das duas cidades.
Marina esclarece que a distribuição dos donativos seguirá a demanda das próprias instituições. "Ao fazermos o primeiro contato, perguntamos qual a necessidade urgente do momento. Analisamos a quantidade de alimentos arrecadados, organizamos em categorias — cereais, massas, grãos, óleos — e entregamos pacotes específicos para cada entidade", explica a estudante.