skip to content

Repúblicas de Ouro Preto promovem ação solidária

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves
A ação, antes conhecida como "Trote Solidário", mobilizou no último domingo (5) mais de 100 repúblicas, federais e particulares, vinculadas à Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) e à Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop). Reunidos na República Canaan, os estudantes organizaram uma rede de arrecadação entre as repúblicas participantes, dividindo a cidade em áreas estratégicas.
 
"Cada área possui uma república suporte, que recolhe os donativos da sua região e os leva, ao fim do dia, para a república de concentração", explica Diego Abreu Pereira, estudante de Educação Física. Para ele, a iniciativa é uma forma de "mobilizar os calouros das repúblicas, ao mesmo tempo em que tentamos devolver algo para a comunidade que nos acolhe".
 
A presidente da Refop, Marina Coelho, estudante de Engenharia Civil, conta que foram arrecadados 363 kg de alimentos não perecíveis e mais de mil peças de roupas. Entre as entidades beneficiadas pela ação estão o Lar São Vicente de Paula, o Grupo Nata, a Igreja Santa Efigênia e o Varal Solidário, em Ouro Preto, e a Comunidade da Figueira, em Mariana, além das Apaes das duas cidades.
 
Marina esclarece que a distribuição dos donativos seguirá a demanda das próprias instituições. "Ao fazermos o primeiro contato, perguntamos qual a necessidade urgente do momento. Analisamos a quantidade de alimentos arrecadados, organizamos em categorias — cereais, massas, grãos, óleos — e entregamos pacotes específicos para cada entidade", explica a estudante.
 

trote_solidario_ii.jpg

Marina Coelho
Os pacotes de donativos prontos para entrega.
 
INTERAÇÃO – Além de imprimir um caráter social à recepção dos calouros, a ação promove a integração entre as repúblicas de Ouro Preto. Ao fim de cada edição, são somados pontos para a região que mais arrecadou donativos, sendo que alimentos recebem pontuação mais alta que peças de vestuário, que, por sua vez, recebem pontuação mais alta que livros e brinquedos, e assim por diante. A região vencedora desta edição foi a do "Centro e Lages", que teve como ponto de apoio a República Tabu.

Veja também

19 Janeiro 2016

Alunos de todos os cursos da UFOP em Mariana podem se candidatar a duas das vagas de voluntários, sendo um...

Leia mais

20 Janeiro 2016

As aulas de yoga do Centro Desportivo da UFOP (Cedufop) retornam na próxima terça (26), às 7h30. A participação é...

Leia mais

2 Fevereiro 2016

O debate será realizado nesta quarta-feira (03), às 17h30, no auditório do bloco de salas de aula. A discussão é...

Leia mais

12 Fevereiro 2016

A reunião acontece na próxima quarta (17), às 10h, no auditório da Escola de Nutrição, no Campus Morro do Cruzeiro,...

Leia mais