O professor Thiago Cazati, do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Física de Materiais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), teve artigo publicado na última edição do European Journal of Inorganic Chemistry. A pesquisa, nomeada New Boron(III) Blue Emitters for All-Solution Processed OLEDs: Molecular Design Assisted by Theoretical Modeling,
foi produzida em conjunto com Sérgio Curcio, aluno do Programa de Pós-Graduação da Rede Temática em Engenharia de Materiais (Redemat), e pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina e do Max-Planck-Institut für Kohlenforschun, da Alemanha.
O trabalho contribui para o aprimoramento da tecnologia dos diodos orgânicos emissores de luz (em inglês, organic light emitting diode – OLED). Em oposição ao LED convencional, esses produzem luz e cores próprias, não demandando fonte luminosa. Essa tecnologia tem sido estudada para uso em telas digitais de dispositivos como televisores, monitores de computador, telefones celulares e consoles de jogos portáteis.
Para Cazati, a chamada "eletrônica orgânica" promete mudar a forma como se produz os materiais eletrônicos convencionais: "Sua emissão se destaca de outros estilos de luzes por ser extremamente fina, leve, transparente e flexível. Essas características únicas significam que é possível obter sua impressão em grandes áreas, como uma luz que se curva para combinar com a arquitetura de um prédio, por exemplo. Além disso, a integração de componentes eletrônicos em objetos inteligentes proporciona ao produto longa vida útil e menor consumo de energia elétrica".
O resultado mais significativo da pesquisa é o perfeito sincronismo entre a modelagem teórica e as propriedades experimentais de medida, que podem orientar para um design de material inspirado em cálculos. O pesquisador defende, ainda, que "a existência desse trabalho indica o crescimento e proximidade, cada vez maior, do uso de dispositivos à base de moléculas orgânicas em nosso cotidiano".
EurJIC – O Jornal Europeu de Química Inorgânica publica, semanalmente, pesquisas e revisões produzidas no continente europeu nas áreas de química inorgânica, organometálica, bioinorgânica e de estado sólido. Todas as edições são disponibilizadas online em sua biblioteca digital.
O design da capa da edição atual teve como base a conexão entre a modelagem teórica com o desenho molecular para dar suporte à síntese, seguindo critérios específicos para alcançar as propriedades moleculares desejadas para aplicação em OLED. O espectro de eletroluminescência experimental concorda muito bem com o previsto teoricamente. O modelo demonstra a capacidade de métodos teóricos para prever taxas de fluorescência e cores de emissão para esses materiais moleculares, abrindo novas possibilidades para a realização de novas ideias.