Considerado o maior evento do país na área, o 14° Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva foi realizado semana passada, em Brasília. Esta edição teve como tema "Democracia, Equidade e Justiça Climática: saúde e os enfrentamentos dos desafios do século 21", reunindo pesquisadores, professores, estudantes, movimentos sociais e convidados nacionais e internacionais.
Parceira nos trabalho com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a UFOP foi representada no congresso por 12 participantes, entre professores e estudantes da pós-graduação (mestrado e doutorado). Representantes do Corpo de Bombeiros também integraram a equipe das duas universidades.
Os participantes apresentaram a pesquisa intervenção "Saúde mental nas escolas e fora delas: promoção da saúde, prevenção do suicídio e da autolesão em escolas de Ouro Preto, Mariana e Itabirito, Minas Gerais", financiado pela Fapemig e pela Fundação Gorceix, por meio do projeto de extensão "Cia da Gente: arte, saúde e educação", realizado em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais, a Superintendência de Regional de Ensino de Ouro Preto e escolas de ensino médio das três cidades.
O grupo apresentou um minicurso, quatro painéis e cinco exposições orais que sintetizam os resultados alcançados e as atividades desenvolvidas pelo projeto desde 2024. Os trabalhos e minicursos apresentados serão publicados nos Anais do congresso.