A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) oferece 1.370 vagas nesta edição do SiSU, distribuídas entre 37 cursos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.
As inscrições vão até sexta (7). Os candidatos devem acessar a
página do Sistema de Seleção Unificada, utilizando o número da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no ano de 2018. O sistema aceita duas opções de cursos diferentes na mesma instituição ou inscrições em duas instituições distintas.
As reservas de vagas para candidatos egressos de escolas públicas somam 50% (cinquenta por cento) do número total de vagas, por curso e turno, conforme estabelecido pela Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016 (Lei de Cotas). Nesse percentual, ainda são reservadas as vagas da modalidade de renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, as vagas para os candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) e indígenas e para pessoas com deficiência, em proporção a sua representação no estado de Minas Gerais.
Ainda tem dúvidas quem pode se candidatar para uma reserva de vaga da Lei de Cotas? Saiba mais sobre as políticas de ações afirmativas, lendo o artigo
Cotas pra Quem?
Para consultar os cursos oferecidos pela UFOP, nesta edição do SiSU, e o número de vagas reservadas acesse o
Edital Prograd nº 33/2019.
Todas as informações do processo seletivo SiSU/UFOP – segunda edição de 2019, o cronograma de chamadas e os formulários a serem utilizados pelos candidatos convocados para matrícula estão disponíveis na página do
Vestibular/UFOP.
NOVIDADE - Uma novidade para este segundo semestre é que a UFOP realizará um processo seletivo específico para os cursos de Letras, aproveitando parte do cronograma de chamadas e de matrículas do SiSU 2019/2. Após a reestruturação dos atuais cursos de Letras (Bacharelado) e de Letras (Licenciatura), foram criados os cursos de Letras Estudos Literários (Bacharelado), Letras Tradução (Bacharelado), Letras Português (Licenciatura) e Letras Inglês (Licenciatura). O edital será publicado nos próximos dias.
A classificação dos candidatos para os novos cursos de Letras também utilizará os resultados do Enem, porém, diferentemente do SiSU, serão aceitas as edições do exame aplicadas entre os anos de 2009 e 2018.
As aulas do segundo semestre letivo na UFOP terão início em 12 de agosto.