Foram premiadas as edições
31,
32 e
33 do Jornal Lampião e a edição
26 da Revista Curinga, produzidas pelas turmas que ingressaram nos períodos 2015/2 e 2016/1. O Lampião foi premiado na categoria Jornal-laboratório impresso e a Curinga na categoria Revista-laboratório impressa.
As alunas do curso de Jornalismo Carolina Carvalho e Laryssa Gabelini representaram as produções da UFOP na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Laryssa destaca que o prêmio é uma oportunidade de crescimento no curso de Jornalismo e na UFOP. "A maior importância do prêmio é a representatividade [que traz] para a universidade pública no nosso país e o amadurecimento do curso de Jornalismo da UFOP, que se fortalece," comenta.
Carolina relata que o prêmio reafirma a qualidade do que é produzido na Universidade. “O prêmio é importante para levar o nome da UFOP a nível nacional. Há muitos anos o Lampião não ganhava, e é sempre bom reafirmar a qualidade do produto. É muito gratificante ver que nosso trabalho valeu a pena”, destaca.
Para concorrer à edição nacional, as produções foram premiadas primeiramente na etapa regional, que aconteceu no XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste 2019), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória (ES). A Expocom premia os trabalhos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação e acontece dentro do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom).
A premiação aconteceu no último sábado (7), na Universidade Federal do Pará (UFPA).
LAMPIÃO — O Lampião é produto da disciplina Laboratório Impresso I desde 2011 e tem como nome atual Laboratório Integrado I. O jornal é estruturado pelos estudantes do curso de Jornalismo e supervisionado por professores de Planejamento Visual, Fotografia e Redação Jornalística. O Lampião se direciona, principalmente, ao público leitor das cidades de Mariana e Ouro Preto, onde circula a edição impressa.
CURINGA — A produção é realizada por alunos da disciplina Laboratório Integrado II: Grade Reportagem sob orientação de professores de texto/redação, planejamento visual e fotografia. A revista é dividida pelas editorias “Eu no mundo”, “Travessia”e “O mundo em mim” e é produzida desde 2011.