“Além do Espelho” foi o documentário exibido na sessão de setembro do Cinemas em Rede. Com direção de Ana Flauzina, a obra promove o encontro de duas grandes referências da resistência negra contemporânea, o jornalista Edson Cardoso e o cineasta Haile Gerima, e apresenta ao público importantes questões em torno da questão racial no Brasil e nos Estados Unidos. A sessão aconteceu na última quinta-feira (19), com exibição simultânea em 12 salas de cinema, incluindo o Cine Vila Rica, em Ouro Preto.
Após a exibição do documentário, Ana Flauzina participou do debate na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a conversa foi transmitida para todas as instituições participaram. A cineasta respondeu a perguntas sobre sua experiência pessoal com a temática do filme e seu contato com os protagonistas, além do processo de concepção e produção da obra.
“Como Ouro Preto é uma cidade com a maior parte da população negra e a UFOP, que adota a política de cotas desde 2012, tem muitos alunos negros, é primordial que esse documentário e o debate realizado no Cinemas em Rede sejam trazidos para a nossa comunidade, tanto interna quanto externa”, afirma Chico Daher, coordenador do Programa na Universidade.
PROTAGONISTAS - Edson Cardoso dedicou sua vida à luta contra o racismo. Suas contribuições para a militância negra são muitas, entre elas o jornal "Irohin" ("notícia", em Yorubá), veículo que mobilizou diversas discussões acerca da questão racial, abordada de um ponto de vista primordialmente negro. Além disso, o jornalista liderou duas grandes mobilizações políticas contra o racismo, as marchas "Zumbi" e "Zumbi + 10", que aconteceram respectivamente em 1995 e 2005, em Brasília.
Haile Gerima foi um dos principais membros do movimento cinematográfico L.A. REBELLION, também conhecido como "Los Angeles School of Black Filmmakers". O cineasta contribuiu significativamente para a formulação de uma estética independente de cinema negro no cenário norte-americano. Sua obra de maior repercussão é o filme "Sankofa" (1993), que mostra a saga de africanos escravizados.
"Além do Espelho" tem sua narrativa construída a partir dos comentários dessas duas referências intelectuais, que contam suas histórias de vida e fazem comentários sobre o racismo e a resistência negra.
CINEMAS EM REDE - O projeto tem como prioridade a valorização e a ampliação do acesso ao conteúdo cinematográfico brasileiro e a difusão do cinema nacional em diversas comunidades, principalmente as que não possuem salas de exibição. A UFOP valoriza essa integração entre universidades e comunidades, promovendo a ampliação da linguagem cinematográfica e as discussões que o audiovisual proporciona, seja em campo cultural, social, político etc.
As sessões são realizadas na terceira quinta-feira de cada mês, no Cine Vila Rica, que está funcionando no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes.