Ir para o conteúdo

Cinemas em Rede propõe debate sobre questão racial no Brasil

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mylena Gonçalves
“Além do Espelho” foi o documentário exibido na sessão de setembro do Cinemas em Rede. Com direção de Ana Flauzina, a obra promove o encontro de duas grandes referências da resistência negra contemporânea, o jornalista Edson Cardoso e o cineasta Haile Gerima, e apresenta ao público importantes questões em torno da questão racial no Brasil e nos Estados Unidos. A sessão aconteceu na última quinta-feira (19), com exibição simultânea em 12 salas de cinema, incluindo o Cine Vila Rica, em Ouro Preto.
 
Após a exibição do documentário, Ana Flauzina participou do debate na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a conversa foi transmitida para todas as instituições participaram. A cineasta respondeu a perguntas sobre sua experiência pessoal com a temática do filme e seu contato com os protagonistas, além do processo de concepção e produção da obra.
 
“Como Ouro Preto é uma cidade com a maior parte da população negra e a UFOP, que adota a política de cotas desde 2012, tem muitos alunos negros, é primordial que esse documentário e o debate realizado no Cinemas em Rede sejam trazidos para a nossa comunidade, tanto interna quanto externa”, afirma Chico Daher, coordenador do Programa na Universidade.
 
PROTAGONISTAS - Edson Cardoso dedicou sua vida à luta contra o racismo. Suas contribuições para a militância negra são muitas, entre elas o jornal "Irohin" ("notícia", em Yorubá), veículo que mobilizou diversas discussões acerca da questão racial, abordada de um ponto de vista primordialmente negro. Além disso, o jornalista liderou duas grandes mobilizações políticas contra o racismo, as marchas "Zumbi" e "Zumbi + 10", que aconteceram respectivamente em 1995 e 2005, em Brasília. 
 
Haile Gerima foi um dos principais membros do movimento cinematográfico L.A. REBELLION, também conhecido como "Los Angeles School of Black Filmmakers". O cineasta contribuiu significativamente para a formulação de uma estética independente de cinema negro no cenário norte-americano. Sua obra de maior repercussão é o filme "Sankofa" (1993), que mostra a saga de africanos escravizados.
 
"Além do Espelho" tem sua narrativa construída a partir dos comentários dessas duas referências intelectuais, que contam suas histórias de vida e fazem comentários sobre o racismo e a resistência negra. 
 
CINEMAS EM REDE - O projeto tem como prioridade a valorização e a ampliação do acesso ao conteúdo cinematográfico brasileiro e a difusão do cinema nacional em diversas comunidades, principalmente as que não possuem salas de exibição. A UFOP valoriza essa integração entre universidades e comunidades, promovendo a ampliação da linguagem cinematográfica e as discussões que o audiovisual proporciona, seja em campo cultural, social, político etc.
 
As sessões são realizadas na terceira quinta-feira de cada mês, no Cine Vila Rica, que está funcionando no Anexo do Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes.

Veja também

19 Dezembro 2024

O Coletivo Andorinhas: rede de mulheres da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de lançar um calendário onde homenageia...

Leia mais

18 Dezembro 2024

Promovido pelo projeto Cia da Gente, iniciativa da Fundação Gorceix em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex),...

Leia mais

6 Dezembro 2024

O curso de extensão "Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola" foi...

Leia mais

4 Dezembro 2024

O projeto de extensão "UFOP e IFMG de Mãos Dadas com Antônio Pereira" promoveu na última segunda-feira (23) o encerramento...

Leia mais