Para uma pluralidade de conhecimento, o curso de Artes Cênicas está desde 1998 atrelado ao Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC), formação que recebeu reconhecimento no relatório da avaliação por “transformar o teatro em objeto de estudo e reflexão”, atuando de forma teórica e prática dentro e fora da Universidade. Para a renovação, a análise ocorreu em três dimensões: a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e a infraestrutura
O relatório do Inep destaca os convênios e parcerias com organizações e instituições da cidade e região, como as ações desenvolvidas no anual Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana e na Casa da Ópera, construída em Ouro Preto em 1770.
Para a professora do Departamento de Artes Cênicas e coordenadora do Bacharelado, Nina Caetano, a avaliação positiva significa "a possibilidade de reconhecimento social e de reconhecimento acadêmico, no âmbito da UFOP, da importância do curso e da excelência de sua produção". A professora também enfatiza a garantia de permanência do curso e uma possibilidade de exigir melhoria nos pontos fracos apontadas no relatório e de incentivar o investimento no curso e na universidade pública, principalmente em condições de infraestrutura.
RECONHECIMENTO - A Comissão de Avaliação levou em conta o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOP (2016 - 2025), o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas, o conjunto de atas, relatórios e resoluções do CUNI, dentre outros, e claro, a visitação dos avaliadores, todos seguindo as normas vigentes pelo MEC.