Criado por Fernanda Walmer em qui, 17/10/2019 - 16:05 | Editado por Lígia Souza há 5 anos.
luiz_lopes_29.jpg
O Pré-Congresso foi organizado pelo programa Sala Aberta, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFOP, e pelo programa de formação docente Diálogos, do IFMG.
O evento contou com palestra do Prof. Luciano Campos da Silva, que discutiu a relação professor-aluno no Ensino Superior e Tecnológico.
Em uma sessão com exposição de pôsteres, pesquisadores das duas instituições apresentaram experiências de práticas pedagógicas inovadoras.
Quatro oficinas abordaram a metodologia Peer Instruction: "Construindo uma aprendizagem colaborativa" (Prof. Edio da Costa Junior e Profa. Elisângela Pinto); "Os Mapas conceituais: utilizando o CMap Tools e outras ferramentas no processo ensino-aprendizagem" (Profa. Shirlene de Oliveira); "O Moodle como apoio ao ensino presencial" (Prof. Jorge Luis Costa); e "As práticas pedagógicas inclusivas: o uso de materiais e tecnologias assistivas (Núcleo de Educação Inclusiva - NEI/UFOP).
Juliana Santos, coordenadora do NAP, avaliou positivamente o evento: "Acho que ele alcançou o propósito que era discutir não só as temáticas da docência universitária e da educação tecnológica mas também de mobilizar esses professores quanto a importância dessas conversas e do V Congresso no ano que vem. A gente teve uma participação significativa e ativa dos professores, que demonstraram muito interesse em discutir a docência".