Ir para o conteúdo

Professores participam do I Pré-Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Tatiana Toledo

luiz_lopes_29.jpg

Luiz Lopes
Exposição de pôsteres dos professores
O I Pré-Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico teve como intuito apresentar e preparar os professores para o V Congresso Interinstitucional de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM) que ocorrerá no ano que vem.  Participaram docentes da UFOP e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

O Pré-Congresso foi organizado pelo programa Sala Aberta, do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFOP, e pelo programa de formação docente Diálogos, do IFMG. 

O evento contou com palestra do Prof. Luciano Campos da Silva, que discutiu a relação professor-aluno no Ensino Superior e Tecnológico. 

Em uma sessão com exposição de pôsteres, pesquisadores das duas instituições apresentaram experiências de práticas pedagógicas inovadoras. 

Quatro oficinas abordaram a metodologia Peer Instruction: "Construindo uma aprendizagem colaborativa" (Prof. Edio da Costa Junior e Profa. Elisângela Pinto); "Os Mapas conceituais: utilizando o CMap Tools e outras ferramentas no processo ensino-aprendizagem" (Profa. Shirlene de Oliveira); "O Moodle como apoio ao ensino presencial" (Prof. Jorge Luis Costa); e "As práticas pedagógicas inclusivas: o uso de materiais e tecnologias assistivas (Núcleo de Educação Inclusiva - NEI/UFOP). 

Juliana Santos, coordenadora do NAP, avaliou positivamente o evento: "Acho que ele alcançou o propósito que era discutir não só as temáticas da docência universitária e da educação tecnológica mas também de mobilizar esses professores quanto a importância dessas conversas e do V Congresso no ano que vem. A gente teve uma participação significativa e ativa dos professores, que demonstraram muito interesse em discutir a docência".
 
 
 

tatiana_toledo_8.jpg

Tatiana Toledo
Professores presentes no I Pré-Congresso
V CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR E TECNOLÓGICO (CIM) - Evento realizado desde 2015 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A V edição traz uma perspectiva interinstitucional, e será sediada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), entre os dias 28 e 30 de abril de 2020, tendo como tema principal "Inclusão, permanência e sucesso: como inovar para alcançar cada estudante?". Além da UFOP e do IFMG, também participam UFMG, UFLA, IFNMG, UFVJM e UFG.
 
A submissão de trabalhos, oficinas e minicursos já está aberta e pode ser feita até 17 de novembro pelo site.

Veja também

10 Novembro 2023

A revista Curinga, produto da disciplina de Laboratório Integrado II do curso de Jornalismo da UFOP, está em busca de...

Leia mais

31 Outubro 2023

No encontro, foram realizadas atividades variadas de matemática, como oficinas utilizando o programa GeoGebra nos laboratórios de informática do Departamento...

Leia mais

30 Outubro 2023

Nesta terça-feira (31), às 19h, no campus de Ouro Preto do IFMG, o professor e jornalista Éverlan Stutz ministra o...

Leia mais

24 Outubro 2023

Em parceria com a plataforma Quero Educação, o Estadão realiza anualmente uma avaliação das Instituições de Ensino Superior cadastradas no...

Leia mais