Ir para o conteúdo

Novas perspectivas para TV UFOP e Rádio UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Adriana Moreira

Os veículos Rádio UFOP e TV UFOP retomam seus projetos neste início de semestre letivo. O retorno, fundamental para a Universidade do ponto de vista acadêmico e de extensão, busca a consolidação de uma comunicação de caráter público-educativo, agora com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP), organização social que venceu o chamamento público aberto em setembro do ano passado. 

Apesar da pausa, desde agosto de 2019, a TV UFOP na web continuou com as atividades e ultrapassou a casa 1,2 milhão de visualizações no período, o que fortaleceu o veículo e os projetos, motivando ainda mais esse retorno, que ganha peso com as transmissões em canal aberto e com as transmissões da Rádio UFOP. 

foto1.jpg

Mylena Gonçalves
Estúdio da Rádio UFOP

Segundo o controlador de Operações da Roquette Pinto, Danilo Nonato, a Rádio pode voltar em até dois dias e a TV em até 30 dias pelo canal 31 UHF. Danilo complementa que é importante para os projetos "estarmos dentro de uma associação que monta e remonta a história da comunicação, em especial por meio do rádio brasileiro", pois, como anunciado por Francisco Câmpera, diretor geral da Roquette Pinto, um dos grandes planos da associação é criar em Ouro Preto um centro de produção nacional para rádio, TV e cinema.  

Para a reitora Cláudia Marliére, as nossas emissoras, mais que canais de comunicação, são importantes centros de formação para os nossos estudantes. "Temos a melhor expectativa possível com a revitalização deste projeto, como meio de vencer os desafios que se apresentam para as universidades brasileiras nesta era da informação. Além de propiciar a formação, a Rádio UFOP e a TV UFOP podem ajudar a levar para a comunidade o trabalho que estrategicamente realizamos aqui no campo do conhecimento, da ciência, das artes, da filosofia e da inserção social, por meio da extensão, fundamentais para o desenvolvimento de um país mais justo, mais igual", assinala Cláudia. 

O coordenador de Comunicação Institucional da UFOP, Chico Daher, corrobora com a reitora, destacando o papel formativo da rádio e da tevê. "Temos um instrumento fantástico que melhora a formação de nossos estudantes, a partir de uma produção de conteúdo público-educativo, que reflete vários saberes, uma vez que a produção do nosso conteúdo é feita com estudantes e profissionais de várias áreas do conhecimento".   

As perspectivas para 2020 são grandes. Segundo Chico, a meta é ampliar parcerias com a Roquette Pinto, por meio da TV Escola, o Canal Futura, a Rede Minas e a Rede Ifes (Canais de TV das Universidades Federais). Além disso, acrescenta, a intenção é fortalecer o relacionamento entre os campi e cursos da UFOP, tornando a Rádio e a TV projetos transdisciplinares, assim como fortalecer a relação da Universidade, através de canais abertos e web, com as comunidades de Mariana, Ouro Preto e João Monlevade, firmando, principalmente, o valor da autonomia da própria Universidade. "Na minha opinião, nos tempos atuais, a comunicação deixa de ser uma atividade meio; ela já é uma atividade fim", completa. 

Veja também

24 Fevereiro 2025

O professor do Departamento de Jornalismo (Dejor), Adriano Medeiros da Rocha, lançou o livro "O herói no cinema brasileiro contemporâneo",...

Leia mais

20 Fevereiro 2025

O WebCINETV UFOP oferece oficinas gratuitas para a formação artística e técnica em linguagem e criação cinematográfica e audiovisual. As...

Leia mais

18 Fevereiro 2025

A instalação foi realizada pela empresa Informa Solutions, de São José do Rio Preto (SP), na última segunda (17). A...

Leia mais

17 Fevereiro 2025

Um projeto da Escola de Nutrição (Enut) com o objetivo de desenvolver alimentos voltados para indivíduos com restrições alimentares, especialmente...

Leia mais