O Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência: Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável é um evento realizado pela Assembleia Legislativa e construído coletivamente por diversos atores da sociedade civil. Sua finalidade é recolher subsídios junto à sociedade mineira, em encontros realizados em diferentes regiões do estado, para a elaboração de um Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que trabalhe o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais de forma a reduzir as desigualdades social, de gênero e de raça, além de garantir a recuperação, conservação e proteção ambiental e a sustentabilidade.
A UFOP vai sediar o último encontro regional, no dia 27 de abril. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFOP, Sérgio Aquino, ressalta a importância de a Universidade estar presente nesse processo."O Fórum é uma oportunidade ímpar para nossa comunidade, em particular para os discentes e servidores. A UFOP tem contribuído, ao longo dos anos, com pesquisas em áreas elencadas como eixos estratégicos no Plano, tais quais biomas e bioeconomia, energia, mineração, educação, saúde, conservação de bens materiais e imateriais. Dessa forma, o encontro regional que a UFOP sediará será uma excelente oportunidade, que dará voz e voto à nossa comunidade para definir as prioridades do nosso Estado nas áreas de ciência, tecnologia e inovação".
Entre os temas a serem debatidos nos encontros do Fórum estão:
- políticas públicas e possibilidade de fomento para pesquisa, tecnologia e inovação;
- tecnologia;
- diversificação das atividades econômicas;
- importância do suporte financeiro público;
- aumento da participação da sociedade nas discussões sobre ciência, pesquisa, tecnologia e inovação;
- desenvolvimento regional;
- desenvolvimento econômico e social;
- popularização da ciência;
- inovação tecnológica;
- integração dos sistemas estadual e nacional de ciência e tecnologia;
- aumento da interação entre sociedade, empresas e centros de pesquisa através de plataformas digitais.
A etapa final do Fórum está agendada para maio, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As datas podem ser conferidas na tabela abaixo: