Quais os desafios da Ciência em um mundo politicamente negacionista? A partir dos últimos acontecimentos naturais e epidemiológicos em todo o país (e no mundo), como a quantidade inesperada de chuvas e a transmissão em larga escala das novas formas do coronavírus, professores da UFOP e da Universidade Federal de Minas Gerais refletem sobre políticas públicas, comportamentos sociais e as consequências de se negligenciar estudos científicos, tendo como exemplo a propagação de notícias falsas, em
artigo publicado no Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
“A tradição de escutar os cientistas tem variado de tempos em tempos, com consequências quase sempre devastadoras”, diz o texto que aponta, ainda, para o “racismo ambiental” como reflexo da negligência para com as previsões e medidas indicadas por pesquisadores e Universidades ao redor do mundo. Ou seja, a solução rapidamente encontrada por pessoas envoltas em desinformação é apontar na vítima, ou em fenômenos que não são a causa de seus problemas, a culpa de políticas públicas “que não fundamentam suas decisões no entendimento preditivo da ciência”. E isso certamente recai sobre pessoas socialmente marginalizadas, “em especial aquelas em pobreza crônica”, analisam os autores. Em conclusão, os autores destacam atitudes positivas a serem tomadas nessas situações, assim como a necessidade do fortalecimento das Universidades e centros de pesquisa.
OS AUTORES
– Sérvio Pontes Ribeiro é professor titular do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da UFOP e chefe do Laboratório de Ecohealth da Universidade. Seus projetos atuais estão focados em espaço livre de inimigos, vetores de eco-saúde e doenças, ecologia de leishmaniose e bioindicação da saúde do ecossistema.
– Geraldo Wilson Fernandes é professor titular de Ecologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua em pesquisas sobre monitoramento e restauração ambiental, mudanças climáticas e ecologia de comunidades.
INFORMAÇÃO - O Ministério da Saúde disponibilizou em seu site uma
página dedicada a informações sobre o coronavírus. Lá é possível encontrar informações sobre notícias falsas, documentos, formas de prevenção e de atuação em casos suspeitos.