Ir para o conteúdo

Professores refletem sobre a importância da ciência em meio a pandemias

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação
Quais os desafios da Ciência em um mundo politicamente negacionista? A partir dos últimos acontecimentos naturais e epidemiológicos em todo o país (e no mundo), como a quantidade inesperada de chuvas e a transmissão em larga escala das novas formas do coronavírus, professores da UFOP e da Universidade Federal de Minas Gerais refletem sobre políticas públicas, comportamentos sociais e as consequências de se negligenciar estudos científicos, tendo como exemplo a propagação de notícias falsas, em artigo publicado no Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
 
“A tradição de escutar os cientistas tem variado de tempos em tempos, com consequências quase sempre devastadoras”, diz o texto que aponta, ainda, para o “racismo ambiental” como reflexo da negligência para com as previsões e medidas indicadas por pesquisadores e Universidades ao redor do mundo. Ou seja, a solução rapidamente encontrada por pessoas envoltas em desinformação é apontar na vítima, ou em fenômenos que não são a causa de seus problemas, a culpa de políticas públicas “que não fundamentam suas decisões no entendimento preditivo da ciência”. E isso certamente recai sobre pessoas socialmente marginalizadas, “em especial aquelas em pobreza crônica”, analisam os autores. Em conclusão, os autores destacam atitudes positivas a serem tomadas nessas situações, assim como a necessidade do fortalecimento das Universidades e centros de pesquisa.
 
OS AUTORES 
– Sérvio Pontes Ribeiro é professor titular do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente (Debio) da UFOP e chefe do Laboratório de Ecohealth da Universidade. Seus projetos atuais estão focados em espaço livre de inimigos, vetores de eco-saúde e doenças, ecologia de leishmaniose e bioindicação da saúde do ecossistema. 
– Geraldo Wilson Fernandes é professor titular de Ecologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua em pesquisas sobre monitoramento e restauração ambiental, mudanças climáticas e ecologia de comunidades.
 
INFORMAÇÃO - O Ministério da Saúde disponibilizou em seu site uma página dedicada a informações sobre o coronavírus. Lá é possível encontrar informações sobre notícias falsas, documentos, formas de prevenção e de atuação em casos suspeitos.

Veja também

22 Novembro 2024

O podcast Observatório do Trabalho publicou em setembro o episódio "Escala 6x1: Há vida além do trabalho?", que discute a...

Leia mais

18 Novembro 2024

O Laboratório de Análise Sensorial da Escola de Nutrição da UFOP convida voluntários para experimentar e avaliar geleias mistas de...

Leia mais

14 Novembro 2024

O evento discutiu sobre os nove anos do rompimento da barragem de Fundão, dentro da programação do IV Encontro do...

Leia mais

14 Novembro 2024

Os professores da UFOP Evandro Medeiros Laia, do Departamento de Jornalismo (Dejor), e Éden Peretta, do Departamento de Artes Cênicas...

Leia mais