A equipe do Laboratório iMobilis, do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), no campus da UFOP em João Monlevade, está produzindo protetores faciais para o Hospital Margarida, que fica no município e atende a região do Médio Piracicaba.
O trabalho é coordenado pelo professor do Departamento de Computação e Sistemas Vicente José Peixoto de Amorim. Ele é um dos coordenadores do laboratório e está à frente da ação, que conta também com o apoio dos professores Anliy Sargeant, Harlei Migue, além do diretor do Instituto, Thiago Augusto Silva.
O modelo de protetor que está sendo impresso no Icea é de um grupo de trabalho mundial em impressão 3D. “O modelo que utilizamos é a terceira revisão (RC3) do protetor apresentado por este grupo. Decidimos por tal modelo pois contempla diversas melhorias advindas das versões anteriores, além de apresentar melhor fixação e resistência”, explica Vicente.
A equipe médica do hospital também está envolvida no processo desde o início. O primeiro contato foi para verificar a validade da iniciativa e a sua contribuição. Foram produzidas 11 unidades, que já estão no hospital, e agora um quantitativo maior está sendo impresso. Nesta semana serão entregues aproximadamente 30 máscaras e, no total, serão produzidos, com material do próprio laboratório, entre 50 e 60 protetores faciais.