Ir para o conteúdo

Comitê retoma trabalhos e discute cenário da pandemia

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em reunião remota realizada ontem (14), o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus retomou as atividades com uma análise da crise gerada pela pandemia nas cidades que concentram o maior número de alunos matriculados na UFOP.

Na apresentação dos dados referentes à média móvel e às taxas de transmissão, de letalidade e de mortalidade, já atualizados no Painel Covid-19, das 20 cidades monitoradas, 14 se encontram em situação preocupante, acompanhando o cenário de alta registrado em Minas Gerais.

Na avaliação geral, todos os cuidados de prevenção devem ser mantidos, mesmo com a perspectiva da chegada de vacinas. Isso, porque o processo de imunização é complexo e, para que tenha êxito, precisa alcançar mais de 80% da população brasileira.

BIOSSEGURANÇA - Os membros do Comitê discutiram também detalhes sobre a finalização do Protocolo de Biossegurança da UFOP, cuja versão preliminar já se encontra disponível no portal e nas redes sociais da Instituição. O documento contém os parâmetros a serem seguidos durante a pandemia, em função dos possíveis cenários que possam surgir.

Com base no próprio documento, o Comitê respondeu a uma demanda da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que solicita instruções sobre o processo de retirada de diplomas. Este tipo de movimentação está prevista no Protocolo, devendo ser adotadas medidas que evitem aglomerações e que respeitem o distanciamento social. Se necessário, porém, o Comitê, em conjunto com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), poderá fazer uma ação mais direta.

CALENDÁRIO - O Comitê de Enfrentamento produziu um calendário com a intensidade das médias móveis do estado e de cada uma das cidades durante todo o período da pandemia. A imagem facilita a visualização da variação da situação da contaminação em cada período, desde os primeiros registros de pessoas contaminadas. Acesse o calendário de cada município nos links abaixo da imagem de Minas Gerais.

Veja também

22 Janeiro 2021

Buscar meios de ampliar as informações foi um dos temas da reunião remota do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, realizada...

Leia mais

19 Janeiro 2021

O evento "Covid-19, Duas Visões: Escola e Front", que acontece no sábado (23), a partir das 9h, está com inscrições...

Leia mais

4 Janeiro 2021

Um grupo formado por pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fundação Oswaldo...

Leia mais

18 Dezembro 2020

Na última reunião do ano, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus discutiu a necessidade de estabelecer no Protocolo de Biossegurança...

Leia mais