Ir para o conteúdo

Comissão avalia cenários diante da crise do coronavírus

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Estudar cenários e projetar perspectivas de funcionamento pleno da UFOP é uma das pautas da Comissão de Monitoramento Administrativo e Acadêmico da Instituição, mesmo que no momento isso se mostre inviável, face à complexidade e os rumos da crise de saúde gerada pela pandemia da Covid-19. A comissão se reuniu remotamente nessa quarta-feira (29) para discutir o assunto. Participaram do encontro representantes da Administração Central, do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFOP (Assufop).
 
A reitora Cláudia Marliére fez um relato sobre o posicionamento das Instituições Federais de Ensino Superior frente a essa questão, esclarecendo que todas as universidades se encontram na mesma situação que a UFOP. Ao falar sobre as discussões que ocorreram no dia 27 de abril, na reunião ordinária da Associação dos Reitores (Andifes), ela destacou a proposta do Governo Federal referente ao então denominado Reuni Digital, como meio para se interromper a suspensão dos calendários acadêmicos em curso nas universidades. Marliére disse que, mesmo considerando a importância da proposta, foi praticamente consenso entre os reitores a dificuldade em se optar por esse caminho como forma de retomar as  aulas imediatamente. Isso porque, segundo ela, para tal, será preciso fazer investimentos em plataformas digitais, promover o treinamento do corpo docente e técnico-administrativo para operá-las e possibilitar o pleno acesso dos alunos aos novos meios.
 
Os membros da Comissão concordaram com a avaliação dos reitores, mas destacaram que os recursos digitais serão bem-vindos neste momento da pandemia, com a ressalva de que eles não podem substituir as aulas presenciais. A importância de tais investimentos se dá, de acordo com o consenso da comissão, como complemento ao processo educacional. Conforme alertou o chefe de gabinete, Élido Bonomo, este tema precisa ser "amplamente debatido no âmbito da comunidade universitária".
 
COMITÊ – O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, representado na reunião pela professora Carolina Ali Santos e pelo jornalista Rondon Marques, já iniciou estudo prevendo a retomada das atividades de forma mais ampla. Segundo eles, enquanto não houver uma cura para a Covid-19, dificilmente teremos uma retomada aos moldes de antes. Eles falaram também sobre algumas temáticas que estão sendo estudadas, entre elas, a de como se dará o processo de liberação do isolamento, quando isso for possível. Trata-se de uma tarefa, de acordo com as explicações, bastante complexa, tendo em vista as peculiaridades das pessoas e grupos de risco e as indefinições geradas pelas subnotificações da doença, que se mostra crescente, mesmo no âmbito das estatísticas oficiais.
 
O Comitê de Enfrentamento estuda também protocolos relativos à realização de eventos públicos e a necessidade de constituição de normas de segurança mais rígidas para uso de banheiros e outras áreas comuns, além da intensificação de campanhas educativas em andamento.
 
IN 08 - O presidente da Assufop, Sérgio Neves, manifestou preocupação com a entrada em vigor da Instrução Normativa 08, que suspende, durante a pandemia, uma série de benefícios e direitos pagos aos servidores que estão desenvolvendo atividades remotamente. Segundo ele, o Sindicato já entrou com ação na Justiça para tentar reverter a situação. O pró-reitor de Administração, Bruno Camilloto Arantes, explicou que somente o caminho judicial pode mudar esse quadro, considerando que a matéria "já foi objeto de parecer vinculante da Advocacia Geral da União".
 
O tema da segurança no entorno das moradias estudantis também voltou a ser discutido após a suspensão do calendário acadêmico. A representante do DCE, Vitória Pinheiro de Almeida, se mostrou preocupada, uma vez que, segundo ela, tem crescido o movimento de "pessoas estranhas às casas", principalmente no entorno das moradias femininas. O pró-reitor adjunto de Planejamento e Desenvolvimento, Máximo Eleotério Martins, explicou que medidas estão sendo tomadas para reforçar a segurança nesses locais.

Veja também

30 Agosto 2024

Por meio da portaria Prace nº 211, de 30 de agosto de 2024, a UFOP estabelece a Comissão de Política...

Leia mais

30 Agosto 2024

As chapas dos candidatos que concorrem aos cargos de reitor(a) e vice-reitor(a) da UFOP divulgaram suas cartas-programa. Os documentos trazem...

Leia mais

30 Agosto 2024

Pode se inscrever qualquer pessoa jurídica, como empresa, associação ou outro setor cujo ramo de atividades seja compatível com a...

Leia mais

30 Agosto 2024

Em setembro, o Centro de Artes e Convenções da UFOP será palco de diversos eventos institucionais. A programação inclui, entre...

Leia mais