Criado por Patrícia Pereira em ter, 26/05/2020 - 17:36 | Editado por Rondon Marques há 4 anos.
Para que os exames de detecção da Covid-19 sejam iniciados na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) é necessário que o laboratório da Universidade receba os kits de biologia molecular para execução das análises.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Minas Gerais enviou um ofício à Universidade esclarecendo que houve um atraso na entrega dos reagentes, que devem chegar até o fim desta semana. O material de consumo para apoio no diagnóstico será repassado ao laboratório em contrapartida para a realização dos testes.
Para que o fluxo de diagnóstico seja iniciado na UFOP é necessário que o laboratório da Universidade realize também a análise de painel de validação técnica, que é acompanhada pela Fundação Ezequiel Dias. Segundo a responsável técnica pelo Laboratório de Imunopatologia, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas da UFOP (Nupeb), professora Cláudia Martins Carneiro, "é só um painel de validação. Geralmente, de 10 a 20 amostras são enviadas pela Funed, das quais eles já conhecem o diagnóstico, para que façamos o diagnóstico as cegas. Em 12 horas ou menos temos respostas".
No documento, a Secretaria de Estado esclarece ainda que as universidades que já iniciaram os exames possuíam os insumos adquiridos previamente com recurso próprio.