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Criada a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)

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NPG
A UFOP começa a implantar seu novo organograma, aprovado por resolução Cuni. A primeira ação interna é a criação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), e as nomeações dos servidores do novo setor foram publicadas nesta sexta (3). Diante da complexidade de promover as alterações de toda a estrutura de governança e dos órgãos colegiados da Instituição, as mudanças acontecem gradativamente.
 
O presidente da Comissão de Implantação do Novo Organograma — criada com o objetivo de articular as alterações nos sistemas internos e externos da Universidade e suas possíveis implicações —, Eduardo Curtiss, explica que a Progep é o primeiro passo interno para a implantação da nova estrutura organizacional. "Ficamos focados inicialmente em verificar os procedimentos necessários para a nova estrutura, que abrangem a modificação dos sistemas internos e também dos sistemas estruturantes do governo federal".
 
Para o pró-reitor de Administração que assume a nova pró-reitoria, Bruno Camilotto, a Progep vai trazer uma perspectiva diferente no tratamento das demandas dos servidores docentes e técnico-administrativos. "Essa ação está de acordo com a vontade da comunidade universitária consignada no amplo processo estatuinte ocorrido recentemente", assinala, acrescentando que, na prática, a nova pró-reitoria vai poder se dedicar de forma mais intensa e específica às demandas profissionais de todos os servidores. "A especialização nos temas da gestão de pessoas melhora a qualidade no atendimento das necessidades".  
 
Bruno ressalta, ainda, que a nova pró-reitoria surge em um momento difícil de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, ele acredita que a Progep poderá contribuir na oferta de soluções adequadas às emergências que o atual momento demanda. 
 
ESTRUTURA - Segundo Eduardo Curtiss, uma série de mudanças para o novo organograma (que teve uma alteração publicada posteriormente) precisou ser feita antes das alterações na estrutura, o que leva a outros desdobramentos, como por exemplo exoneração e extinção de cargos, implicando na movimentação de pessoas e das atribuições. Com isso, foi estabelecido um cronograma das ações, a partir do levantamento das medidas necessárias para sua realização, uma vez que é importante concluir os trabalhos em determinadas unidades para dar sequência às mudanças, tratando com cautela a folha de pagamento, principalmente. 
 
No caso da Progep, foi possível criar a nova pró-reitoria com a extinção da Pró-Reitoria de Administração (Proad) e a transferência de alguns de seus setores e servidores para a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad). Para melhorar a qualidade da informação de custos, a comissão organizou e padronizou quatro níveis hierárquicos de gestão, promovendo alterações na Reitoria, pró-reitorias, diretorias e divisões, a partir das mudanças externas, assim como nas unidades acadêmicas, também com quatro níveis. "As mudanças promoveram inúmeras implicações nos sistemas do governo federal, como o e-org, que passa a fazer a integração entre o Siorg e o Siape. Após essas mudanças e a criação da Progep, a expectativa é que as próximas alterações aconteçam com mais rapidez".   
 
Eduardo ressalta ainda a importância de a comunidade acadêmica se informar sobre as mudanças, uma vez que as alterações nos setores só podem ser feitas após as portarias de alteração. "A resolução criou a estrutura, mas os cargos e setores vinculados não foram alterados. Precisamos estar atentos para evitar ruídos". 
 

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