Ir para o conteúdo

Aluna da UFOP publica artigo na Revista Brasileira de Ensino de Física

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
Sob orientação do professor Ronan Ferreira, do Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (Decea), a aluna Suzane Pinto publicou o artigo "Analisando ementas curriculares usando redes complexas" na Revista Brasileira de Ensino de Física. A pesquisa foi desenvolvida dentro do Programa Pró-Ativa, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
 
O trabalho consistiu na análise da estrutura das grades dos cursos de Engenharia do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea), interconectando temas relacionados a Física, Química e Matemática. A partir de um modelo proposto, Suzane e Ronan construíram uma rede de temas e usaram ferramentas da teoria de redes complexas para investigar a relação entre as disciplinas e seus pré-requisitos em cada uma dessas grades. "A publicação do artigo foi relevante nos âmbitos profissional, acadêmico e pessoal, e contribuirá com a continuidade dos meus estudos, visto que meu desejo é seguir a carreira docente", afirma Suzane.
 
A PUBLICAÇÃO - A Revista Brasileira de Ensino de Física é uma publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física voltada à melhora do ensino da disciplina em todos os níveis de escolarização. Através da publicação de artigos, o periódico busca promover e divulgar a Física e as ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo.
 

Veja também

24 Abril 2024

A obra, intitulada de “O homem handebol” ,de autoria do professor titular aposentado da Escola de Educação Física da UFOP,...

Leia mais

23 Abril 2024

O aluno Unaê Antunes Tupinambás, graduando no curso de Sistemas de Informação da UFOP, teve seu trabalho selecionado para o...

Leia mais

15 Abril 2024

O prazo vai até 30 de abril. Os interessados devem verificar as diretrizes para submissão no site da revista. A...

Leia mais

12 Abril 2024

O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto foi palco da 9ª edição da Escola Regional...

Leia mais